Últimas notícias

Selo "Ambiente limpo e seguro" é apresentado na Câmara de Bento

Criado pelo comité Pró Turismo o certificado tem auxiliado o setor na manutenção de empregos

Selo "Ambiente limpo e seguro" é apresentado na Câmara de Bento

Durante 50 minutos na sessão ordinária dessa segunda-feira, (8), o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, apresentou o protocolo do selo “Ambiente limpo e seguro”, que foi criado pelo comitê pró-turismo e respondeu questionamentos de vereadores.

Lançada no mês de abril, a certificação garante a segurança de visitantes e colaboradores dos empreendimentos turísticos do município. O titular da pasta falou sobre a criação do protocolo, que foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária do município, seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

“As empresas do setor interessadas em obter a certificação precisam atender 28 itens presentes no protocolo de segurança, que abrangem critérios de higiene, limpeza e cuidados necessários de prevenção à disseminação do novo Coronavírus”, pontuou Parisotto.

O secretário apresentou ainda, o trabalho do Comitê, que em um primeiro momento realizou um diagnóstico sobre o momento no setor e na sequência desenvolveu um planejamento estratégico de curto (abril, maio e junho), médio (julho e agosto) e longo prazo (setembro a dezembro).

Parisotto observou ainda, sobre a logística das visitas para verificação dos critérios e também de acompanhamento dos empreendimentos, que ocorrerão com periodicidade de 30 dias, além de exibir todos os materiais informativos que são disponibilizados aos estabelecimentos.

Ele atestou que obteve o retorno de uma diretora de hotel no vale dos vinhedos afirmado que após a divulgação de que seu estabelecimento tinha o selo, as reservas aumentaram de 3 para 12 por dia, tornando possível manter o hotel aberto.

O Secretário finalizou a apresentação afirmando que Bento foi pioneiro nesta iniciativa e que agora é referência com o trabalho que está sendo desenvolvido para a retomada segura do turismo. Fez ainda um prognóstico, com base no histórico do vírus em outros países, de que apenas em setembro, seis meses após o primeiro óbito registrado no Brasil é que a situação tende a melhorar.