INCENTIVO AO ESPORTE

Seletiva gaúcha reúne jovens talentos do surf em Arroio do Sal

O evento será um incentivo para surfistas entre 10 e 18 anos seguirem treinando ao longo do ano

Seletiva gaúcha destina categoria local para incentivar surfistas de Arroio do Sal
Foto: Divulgação ASAS/ASR

Em uma edição inédita da seletiva gaúcha de surf, jovens surfistas entre 10 e 18 de Arroio do Sal terão a oportunidade de mostrar seus talentos ao lado de nomes promissores do Rio Grande do Sul. O evento, que servirá de formação de base para o campeonato nacional, acontece neste sábado (29) e domingo (30), na beira-mar principal do município e pretende reunir centenas de pessoas, dando visibilidade para projetos de surf de base desenvolvidos na região. A etapa de classificação vai definir os surfistas gaúchos que representarão o estado no campeonato nacional, que será realizado em Pernambuco.

Foto: Divulgação ASAS/ASR

A edição é realizada pela prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e Cultura, em parceria com a Federação Gaúcha de Surf (FGS). Para o evento, a FGS destinou uma categoria local para incentivar os surfistas do município. Conforme o presidente das associações colaboradoras do evento, Associação de Surf de Arroio do Sal (ASAS) e Associação de Surf da Rondinha (ASR), Marcos Munhoz, serão 16 vagas garantidas para os jovens arroiosalenses:

“É muito gratificante receber um evento como este em casa. A categoria local surpreendeu com mais participantes, o que engrandece o evento. Nosso objetivo é que esses jovens participem de uma bateria renomada, o que é uma oportunidade única. Teremos bastante gente do surf reunida e equipe técnica qualificada”, afirma.

As associações buscam fomentar a prática de surf o ano inteiro. Dessa forma, Munhoz acredita que a realização da seletiva em Arroio do Sal servirá como incentivo para que os jovens sigam treinando:

“Começar o ano com este evento incentiva a nova geração e valoriza o surf local, que é um esporte que exige muita preparação. A formação de novos atletas ainda é uma carência, encontramos dificuldades para manter o treino e performance durante o ano”. Apesar disso, a ASAS e a ASR realizam trabalhos de base, inserindo jovens em aulas de surf e desenvolvendo projetos sociais com crianças cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Foto: Divulgação ASAS/ASR

Além disso, o município de Arroio do Sal pretende se tornar a capital gaúcha do surf no longo prazo. De acordo com o coordenador municipal de Esportes, Eberson Júnior, o incentivo de associações locais está entre as prioridades:

“Sabemos que os atletas de nossa terra possuem muito talento e capacidade em muitos esportes. Este é o primeiro de tantos eventos de surf que iremos realizar para estimular mais esta modalidade esportiva na região”, garante o coordenador.

Programação

Além da competição, o público que comparecer à seletiva poderá participar de diversas ações paralelas ao longo dos dois dias de evento. As baterias classificatórias serão realizadas a partir das 9h de sábado e, no domingo, haverá as finais com início no mesmo horário. A etapa conta com cinco categorias gerais, divididas por faixa etária:

  • SUB 18 Masculino e Feminino (para nascidos a partir de 01/01/2007)
  • SUB 16 Masculino e Feminino (para nascidos a partir de 01/01/2009)
  • SUB 14 Masculino e Feminino (para nascidos a partir de 01/01/2011)
  • SUB 12 Masculino e Feminino (para nascidos a partir de 01/01/2013)
  • SUB 10 Masculino e Feminino (para nascidos a partir de 01/01/2015)
Foto: Divulgação ASAS/ASR