O segundo hospital de campanha montado em Porto Alegre em razão das enchentes começou a operar nesta segunda-feira (20) junto ao Pronto Atendimento Bom Jesus, na Zona Leste. Os atendimentos ocorrem todos os dias da semana, das 8h às 20h.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Exército Brasileiro. O local tem capacidade para receber até 300 pacientes por dia. O acesso é por livre demanda, sem agendamento.
Três médicos, uma enfermeira e quatro técnicos de enfermagem atendem casos clínicos menos urgentes. Uma sala de emergência foi estruturada para estabilização de pacientes mais graves até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) ou apoio do pronto-atendimento. O público-alvo são pessoas acima de 12 anos.
“Nossos serviços foram castigados, e essa estrutura provisória é fundamental para apoio aos atendimentos de saúde diante da calamidade causada pelas enchentes, principalmente em um espaço que, de forma corriqueira, opera acima dos 300%”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, ressaltando que a enchente resultou em 15 unidades de saúde inundadas e outros serviços prejudicados.
Zona Norte
O primeiro hospital de campanha montado na Capital em decorrência das inundações está funcionando desde o dia 13 de maio em um terreno anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na Zona Norte. O serviço opera 24 horas por dia, sete dias por semana, com recursos humanos do Grupo Hospitalar Conceição e voluntários da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde). A estrutura tem capacidade para atender mais de 200 pessoas por dia.
Fonte: O Sul