Polícia

Secretários de Segurança estabelecem prioridades junto ao governo federal

Secretários de Segurança estabelecem prioridades junto ao governo federal

O Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) se reuniu com o secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, nesta quarta-feira (16), em Brasília. O encontro definiu a pauta de reivindicações do colegiado junto ao governo federal. Foram discutidas propostas nas áreas de orçamento, legislação e estrutura institucional, que serão agora analisadas pelo governo federal.

“Estamos aprofundando e especificando as nossas demandas, visando a construção de uma articulação pactuada junto à União. É muito importante que haja um trabalho em conjunto em torno da garantia de financiamento federal para o setor “, ressaltou o secretário Cezar Schirmer.

O Consesp foi representado pelo seu presidente, secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, e por cinco secretários. Além de Schirmer, representante da Região Sul, estiveram presentes os secretários de Rondônia, Lioberto Souza, representante da Região Norte; da Bahia, Maurício Barbosa, representante da Região Nordeste; do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, representante da Região Centro-Oeste; e de São Paulo, Mágino Barbosa, representante da Região Sudeste.

Pautas do RS

Demandas específicas do Rio Grande do Sul foram tratadas em uma reunião exclusiva entre o secretário Cezar Schirmer e o general Santos Cruz. Em pauta, a finalização dos trâmites para a liberação dos recursos restantes para a conclusão das obras do Centro Regional de Excelência em Perícia, em Porto Alegre, e a renovação do convênio com a Senasp, que garante a permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no estado.

“Avançamos muito. Na próxima semana, retorno a Brasília para outra rodada de reuniões junto aos demais secretários e para intensificar a agenda do Rio Grande do Sul junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Temos a palavra, tanto do ministro quanto do secretário nacional, da permanência da FNSP na capital”, afirmou Schirmer.