Caxias do Sul

Secretário prevê seis meses para recuperação da estrada de São Bráz em Caxias

Ponte comprometida devido as fortes chuvas de quarta-feira (foto: Mauro Teixeira/Grupo Rscom)
Ponte comprometida devido as fortes chuvas de quarta-feira (foto: Mauro Teixeira/Grupo Rscom)

A forte chuva que atingiu pontos isolados de Caxias do Sul na tarde de quarta-feira (6), causou transtornos, alagamentos e estragos. Um dos locais mais atingidos foi a Estrada Domingos Mazocchi, a principal via de ligação da localidade de São Bráz com a Rota do Sol, RSC-453.

No local, quatro trechos foram mais atingidos. O caso mais grave é próximo à Comunidade São José da 6ª Légua, onde o riacho subiu até o nível da rua e levou parte da estrutura de tubulação e asfalto.

O fato provocou o começo de uma rachadura na via e os próprios moradores sinalizaram e bloquearam meia pista para evitar que veículos corressem o risco de cair no barranco. Na tarde de quinta-feira (7), máquinas da prefeitura de Caxias realizavam a limpeza do local para que fosse possível a sinalização da via que continua em meia pista.

De acordo com o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul, Leandro Pavan, duas pontes na Estrada Domingos Mazocchi foram seriamente comprometidas, uma delas possivelmente terá de ser refeita devido ao estragos. Quanto a estrada em si, no momento está sendo realizado um desvio lateral para os moradores da região e para o escoamento da produção agrícola do local. Ainda conforme o secretário, já estão sendo realizados estudos para viabilizar os reparos na via, a previsão para a concretização das obras são de ao menos 6 meses.