Os sites ligados ao governo do Rio Grande do Sul que sofreram, na madrugada de hoje, um ataque hacker, deverão voltar à normalidade até o final do dia, garantiu o secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Gastal. O secretário assegurou que a prioridade do momento é realizar todos os testes necessários para que as 18 páginas invadidas possam retornar a funcionar de forma integral e segura. Após, a Procergs deve iniciar o processo de rastreamento para identificar a origem do ataque ou uma possível falha de segurança.
Durante entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, o secretário confirmou que não houve acesso por terceiros a nenhuma base de dados do Estado. Ele explicou que a invasão se tratou de uma “pichação de páginas”, quando os sites são invadidos e algumas páginas alteradas. “A população pode ficar tranquila”, garantiu ele.
Para Gastal, a rápida resposta da Procergs aos ataques se deu em função da atenção redobrada às questões envolvendo segurança de dados e o investimento que o governo tem destinado à área. “O Estado vem fazendo o maior investimento na Procergs dos ultimos anos, em 2021 foram quase 90 milhões de reais”, destacou.
Informações: Correio do Povo