Caxias do Sul está prestes a reforçar sua segurança por toda sua extensão. Isto porque será implantado um sistema de cercamento e monitoramento eletrônico em diversos pontos da cidade. A proposta visa trazer mais conforto à população em termos de segurança, bem como utilizar as imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento para auxiliar em investigações policiais, desde pequenos delitos até mesmo crimes mais graves como homicídios.
De acordo com o secretário de Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva, no momento, aguarda-se o processo de tramitação legal. “Nós estamos já com o projeto praticamente pronto. Está em andamento com um termo de referência já, que diz respeito ao cercamento e monitoramento. Nós teremos uma central onde teremos, juntamente com a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, o 190 e também o despacho de ocorrência. Será um centro amplo com a integração de todos os órgãos de segurança com o objetivo de cada vez mais nós darmos mais segurança. O processo licitatório é bem complexo, estamos aguardando agora a tramitação legal para que nós possamos o quanto antes implementar e dar funcionamento a esta situação que é muito necessário para a segurança pública ao município de Caxias do Sul” disse o secretário.
Da Silva também ressaltou que o projeto estará funcionando ainda em 2022. “Este ano nós estamos acelerando o processo e esperamos. Tem todo os tramites que são administrativos e esperamos este ano termos o cercamento em pleno funcionamento”, destacou Paulo Roberto.
O secretário ainda enfasou que a Guarda Municipal já tem um monitoramento, onde é possível controlar os prédios públicos municipais através de alarmes que ficarão também dentro de uma central. “Os 250 prédios públicos que nós controlamos, principalmente nas escolas que é a maior quantidade que nós temos. Mas o foco é este, acelerar cada vez mais o processo e darmos mais segurança à sociedade com integração dos órgãos” destacou Da Silva.
Para finalizar, o secretário também explicou a diferença entre cercamento e monitoramento eletrônico. “Tem o cercamento e o monitoramento. Cercamento eletrônico é a situação da gente poder identificar o veículo ou as pessoa que está em determinado ponto e fazer o segmento dessa pessoa mesmo indo para outro município que já tenha o cercamento. O monitoramento é a câmera propriamente dita que faz a filmagem em pontos específicos que vamos colocar, já foi feito um estudo com a Polícia Civil, com a Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, quais são os pontos ideias para nós colocarmos, podendo migrar estes pontos também. Isto tudo fica gravado e serve para prova acima do inquérito policial para identificar aquela pessoa que cometeu determinado delito, inclusive também quando acontece um homicídio”, ressaltou o secretário.