Incêndio

Secretário faz apelo para acabar com incêndios criminosos em contêineres da Codeca em Caxias do Sul

Codeca registrou a marca de 43 contêineres amarelos incendiados neste primeiro semestre de 2022

Secretário faz apelo para acabar com incêndios criminosos em contêineres da Codeca em Caxias do Sul
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

Na semana passada, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) registrou a marca de 43 contêineres amarelos incendiados neste primeiro semestre de 2022 em Caxias do Sul. Tal vandalismo, gerou um prejuízo superior a R$ 77 mil para o município. Cada contêiner custa R$ 1.800,00. Por conta disto, a Secretaria de Segurança está buscando medidas e pedindo auxílio da comunidade para deter este crime contra o patrimônio da cidade.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, já existe um trabalho realizado através da Guarda Municipal, juntamente com a Codeca, onde está sendo feito um levantamento com o objetivo de colher as informações e repassar à Polícia Civil, que compete a investigação.

A gente solicita que pessoas que estejam vendo onde são colocadas essas queimadas, dentro do possível, filmar e repassar à Codeca (whats 9 9215.1788) ou ligar para o 153 da Guarda Municipal, porque se chegarmos imediatamente na colocação do fogo e identificarmos essas pessoas, nós chegaremos aos autores e serão presos em flagrante” disse o secretário.

Cercamento eletrônico poderá ajudar a identificar autores de incêndios em contêineres

Caxias do Sul está prestes a reforçar sua segurança por toda sua extensão. Isto porque será implantado um sistema de cercamento e monitoramento eletrônico em diversos pontos da cidade. A proposta visa trazer mais conforto à população em termos de segurança, bem como utilizar as imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento para auxiliar em investigações policiais, desde pequenos delitos até mesmo crimes mais graves como homicídios

O projeto está pronto. Dependemos da fase licitatória, tanto do local onde iremos estar, local onde será montado esse centro de segurança e também a situação das câmeras propriamente ditas. Aguardamos para sair o edital e as empresas se habilitarem. Isso certamente vai beneficiar. É inovação e tecnologia de ponta. É meta do governo, está dentro do que foi elaborado no plano de governo Adiló e Paula e vamos concretizar isto. Será um avanço para os órgãos de segurança, onde nós teremos essas câmeras e também uma série de consequências que vai facilitar, auxiliar nas investigações e também um aspecto preventivo para o não acontecimento do crime” relatou Rosa.

Segundo Paulo, num primeiro momento, serão implantadas 275 câmeras, sendo que 40 seriam de LPR, ou seja, a câmera que identifica se o veículo trafega sem situação de furto, roubo, ou com alguma questão administrativa. Quanto ao investimento, Paulo garante que o cercamento refletira também na economia. “A partir do momento em que tenhamos mais segurança, há probabilidade de mais empresas virem à Caxias do Sul. Vamos ter um centro moderno, de alta tecnologia. Uma inovação”, finalizou Rosa.

O valor total do investimento ainda está sendo apurado e, dentro do processo licitatório, será apresentado um valor aproximado, podendo este valor baixar em decorrência do processo.