Caxias do Sul

Secretário estadual do Desenvolvimento Econômico mantém preocupação com situação fiscal do RS

Ernani Polo palestrou na RA CIC Caxias do Sul desta terça-feira (16)

(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)
(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

O palestrante da Reunião Almoço da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul da última terça-feira (16) foi Ernani Polo, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Polo detalhou os números do resultado orçamentário do Estado referente ao ano de 2022 e afirmou que a situação fiscal do RS ainda é muito preocupante.

O palestrante ainda explanou sobre a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sobre todas as possibilidades de programas e projetos disponíveis para o setor industrial e outros segmentos da economia gaúcha, que visam a abertura de mercado e novos investimentos. Polo ressalta que sempre mantém o posicionamento com a atual situação do Estado. “Sempre falo, em todas minhas manifestações, colocando a realidade em que o Estado se encontra no aspecto fiscal que é fundamental ter o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado para se ter uma melhor capacidade de poder investir, em infraestrutura e melhorar a competitividade. A situação hoje ela melhorou em função das reformas que foram feitas nos últimos anos, como a reforma administrativa, previdenciária, privatizações, que diminuiu o custo da máquina pública, mas mesmo assim, os números apresentados demonstram que temos que ter uma preocupação por muito tempo para não retroceder aquilo que se avançou com muita dificuldade”.

Ernani Polo explica a questão de competitividade no Estado, avaliando que a situação do Rio Grande do Sul quanto melhor, mais as empresas se tornarão competitivas. “O Estado está melhorando aos poucos a competitividade, claro que quanto mais a situação econômica e financeira do Estado for melhor, mais competitivo você se torna pois você consegue ter mais capacidade de investimento. Investindo mais, em rodovias, em infraestrutura, você melhora a competitividade dos empreendedores gaúchos. O Estado passou por muitos anos com poucos investimentos pois todo o recurso era consumido na estrutura pública”.

O secretário Ernani Polo também participou do evento de abertura do Simecs Transforma, no UCS Teatro durante a tarde.

Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM

(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)