Caxias do Sul

Secretário do Turismo define integração como norte para alavancar setor em Caxias do Sul

Ricardo Daneluz se licenciou do 2° mandato de vereador para assumir a pasta após convite do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), no início deste mês

Secretário do Turismo define integração como norte para alavancar setor em Caxias do Sul
Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação


 

Novo secretário do Turismo de Caxias do Sul, Ricardo Daneluz defende a integração entre o poder público, entidades, empresários e sociedade para alavancar o setor no município. Ele assumiu a pasta no início do mês de fevereiro, após convite do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para integrar o governo. Licenciado do 2º mandato de vereador, Daneluz destaca que vai buscar condições para que investidores cheguem até a segunda maior cidade do Estado.

“Como Poder Público, nossa principal função é criar condições para que as pessoas possam fazer o seu negócio, possam trabalhar de forma tranquila e possam investir em Caxias”, disse.

Daneluz tem atuado, nos últimos anos, em causas que envolvem os setores agrícola e pecuária, e o tradicionalismo gaúcho. À frente do Turismo, ele entende que Caxias deve utilizar desses meios para atrair turistas e, ainda, valorizar o produtor rural.

“Temos uma indústria muito forte, temos uma área de comércios e serviços muito forte em Caxias. Mas o agronegócio é muito forte. Uma das produções mais diversificadas do Brasil, maiores produtores de hortifrutigranjeiros do Estado do Rio Grande do Sul. Então vamos levar esses produtores e essas produções pra gente valorizar e trabalhar pro público local e pro turista”, afirmou o secretário, enfatizando, também, a importância da Festa das Colheitas, que acontece neste ano.

Para que as ideias saiam do papel, Daneluz propõe que o município promova seminários e eventos com empresários e autoridades de outras cidades, com o intuito da troca de conhecimentos e iniciativas no turismo. Lembrou que Gramado e Bento Gonçalves, por exemplo, são destaques do setor na Serra Gaúcha.

“Queremos fazer parcerias que sejam a curto, médio e a longo prazo. Nosso horizonte é trabalhar de forma integrada, pensando lá na frente”, refletiu.

Como primeiro ato, a pasta promoveu uma palestra com o fundador da CVC e membro do Conselho Nacional do Turismo, Guilherme de Jesus Paulus, na Valduga Lacave, na última quarta-feira (8).

Crise no partido

Ao assumir o cargo de secretário do Turismo, Ricardo Daneluz acirrou o conflito de posicionamentos no PDT caxiense, que optou por excluí-lo da legenda na terça-feira (7). Conforme a presidente da comissão provisória do partido em Caxias do Sul, Cecília Pozza, o processo de exclusão de Daneluz estava tramitando desde 2021, na comissão de ética, quando o filiado decidiu apoiar a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro. Cecília considerou que a decisão dele em assumir um cargo no governo Municipal acabou refletindo, também, na expulsão.

Perfil

Daneluz é bacharel em Hotelaria pela UCS com formação em Turismo Rural pelo SENAR. Foi subprefeito do distrito caxiense de Vila Oliva (2013-2016). Foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato de vereador (2017-2020). Em 2017 e 2019, presidiu a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, do Legislativo. Durante o ano de 2020, presidiu o Legislativo Caxiense. Por oito dias, no mês de janeiro, foi prefeito em exercício. Em 2020 foi eleito novamente vereador.