Bento Gonçalves

Secretario de Segurança de Bento Gonçalves está desenvolvendo projetos para mapear e instalar câmeras no interior

Foto: Günther Schöler
Foto: Günther Schöler

Desde o início do mandato do atual prefeito de Bento Gonçalves, quem ocupa o cargo de secretário de Segurança do município é o tenente-coronel Paulo César de Carvalho. Ele, que atuou como policial militar durante mais de 30 anos, assumiu a pasta ha quatro meses e, utilizando sua experiência adquirida a frente do 3º Batalhão de Operações das Áreas Turísticas, tem trabalhado na implementação de dois grandes projetos para melhoria da segurança pública do município.

O secretário trabalha atualmente com os projetos Sentinela e o GPS Rural. As duas iniciativas propostas pelo tenente-coronel já possuem aval do prefeito e estão em desenvolvimento. De acordo com o responsável da pasta, a ideia central de ambos trabalhos é utilizar a inteligência artificial para agilizar a velocidade com que as equipes de segurança podem chegar nas ocorrências, bem como, ser uma ferramenta para prevenção de possíveis crimes.

“O primeiro projeto se chama Sentinela, então nós vamos fazer um todo um cercamento eletrônico. Hoje já existem câmeras de cercamento e monitoramento em Bento Gonçalves, porém a nossa ideia é aumentar em 167 pontos novos de câmeras aqui em Bento Gonçalves e aumentar para 459 câmeras. Tanto como câmeras panorâmicas, como também câmeras de leituras de placas e até algumas de leitura facial, usando então a inteligência artificial em favor do policiamento. O segundo projeto, que já está em andamento de preço, é o GPS Rural. Esse projeto é um projeto iniciado a três mãos com a secretaria da Agricultura, a secretaria de Administração e a secretaria de Segurança. Cada residência rural vai ter uma condenada geográfica e estará disponível caso de emergência, tanto de segurança pública, como de saúde. Então vai ter um software num smartphone aonde no despacho da viatura o servidor já sabe o local que ele deverá ir, diminuindo muito o tempo de atendimento e resposta pra essa ocorrência.” Esclarece o secretário.

O projeto Sentinela, que visa a instalação de câmeras de alta tecnologia em diversos pontos de Bento Gonçalves, vai auxiliar as equipes da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e, também da Guarda Municipal a identificarem pessoas que tenham pendências com a justiça através do reconhecimento facial. Os equipamentos também poderão detectar carros em situação de furto, bem como registrar acidentes e outros crimes. Com isso, o secretário afirma que a eficiência e agilidade das guarnições para chegar aos locais será maior, pois os agentes de diversas esferas terão olhos em mais pontos da cidade.

Já a iniciativa do GPS Rural, contudo, tem a ideia de mapear as regiões interioranas de Bento Gonçalves e, em seguida, definir rotas e endereços em um mapa disponível para as autoridades. Dessa forma, os policiais poderão localizar emergências de maneira mais rápida e otimizada. Essa ideia terá contribuição direta do projeto Sentinela, pois, o interior será um dos maiores beneficiários da implementação de câmeras.

Quando ambos projetos estiverem funcionando amplamente, a secretaria de Segurança irá também aumentar o número de agentes da Guarda Municipal.

Carvalho também afirma que a implementação do Sentinela e do GPS Rural terão papel fundamental na diminuição dos homicídios, crime este que em meio ano já superou a marca de todo 2020.

“A gente vinha, em um aumento de homicídios, tanto em 2018 quanto, em 2019, que foram 52 homicídios naqueles anos. Chegamos em2020 com 25 homicídios ocorrendo em 2020. Ocorrendo uma diminuição de mais de 52% dos homicídios de Bento Gonçalves. Infelizmente, o homicídio é um fenômeno, e esse ano houve um momento novamente. Chegamos a 21 homicídios aqui em Bento Gonçalves. Isso nos acendeu um sinal de alerta. E, uma das minhas funções aqui como secretário de segurança é fazer essa ligação entre nossos órgãos de segurança. Nós tamos já montando um grupo de gestão integrada municipal aonde está sendo discutido essas as medidas a serem tomadas. Duas delas já estão em andamento, são esses dois projetos. Tanto do projeto Sentinela, do programa eletrônico, como também o GPS Rural que virá.”

Ambos os projetos ainda estão em fase de análise de propostas de valores e, por conta disso, ainda não tem data definida para seu início definitivo.

Outro esforço que secretário tem feito é em relação ao auxílio das guarnições de agentes da Guarda Municipal nos drive-thru da imunização contra Covid-19. De acordo com ele, as equipes estão sempre presentes nas ações, para coordenar os motoristas e evitar confusões ao acesso às filas.