Comportamento

Secretário de Desenvolvimento Econômico prestigia abertura da 24ª Fenakiwi e comenta retomada das feiras

secretário

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, esteve em Farroupilha na noite da quinta-feira (07) para prestigiar a abertura da 24ª Fenakiwi e 2ª ExpoFarroupilha e representou o governo estadual no evento.

Em entrevista ao Grupo RSCOM ele comentou sobre a importância da retomada das feiras no estado, como a Fenakiwi, que segue até o dia 24, a Fetiqueijo, em Carlos Barbosa, que termina no dia 31 deste mês, e mais recentemente a Festa da Uva, em Caxias do Sul, a ExpoBento e Fenavinho, em Bento Gonçalves.

“Isso é importanque porque movimenta várias cadeias produtivas que por muitas vezes a população nem se da conta. A pandemia deixou isso muito destarticulado, em função de dois anos de comércio fechado, distanciamento social. E a retomada das feiras a gente percebe o comércio voltando, as agorindustrias, os produtores rurais, famílias que vivem de sua propriedade. A gente também vê o setor hoteleiro muito movimentado, com as feiras e shows. Além disso as feiars movimentam a economia local, gerando emprego e renda”, disse.

Conforme Maraschin o fato de a fenakiwi estar com todos os espaços ocupados, e com cerca de 80% das empresas sendo locais, é a prova de que a população estava carente de eventos e que a retomada dos negócios é a principal conquista deste momento.

A nível de estado, o secretário diz que o primeiro semestre deste ano já comprovou que a economia está aquecida, com cerca de R$ 720 milhões de reais em atração de investimento e mais de 1,5 mil empregos gerados. Já a expectativa para o segundo semestre é de que mais de 110 projetos de investimentos sejam analisados.

Confira a entrevista completa com o secretário: