Comportamento

Secretário da Saúde expõe cenário sobre a vacinação contra a Covid-19 em Farroupilha

Foto: Divulgação/Gabriel Venzon
Foto: Divulgação/Gabriel Venzon

Presente na sessão da Câmara de Vereadores, o secretário da Saúde de Farroupilha, Clarimundo Grundmann, explanou aos parlamentares sobre o trabalho realizado pela pasta no enfrentamento a pandemia causada pela Covid-19.

Em quase três meses, já são 10 mil pessoas vacinadas em Farroupilha através do plano de vacinação promovido pelo Executivo; entre o grupo de pessoas vacinadas, duas mil já receberam a segunda dose, conforme informações do Comitê de Atenção ao Coronavírus.

O ritmo da vacinação é imposto pela logística de entrega de lotes por parte do Governo Federal, atesta Grundmann. Até o momento a aplicação é priorizada aos agentes de saúde, idosos, e recentemente aos profissionais da segurança pública.

Visando dar maior celeridade ao processo de vacinação, a prefeitura, juntamente com outros municípios do Estado via consórcio (Cisga), busca a possibilidade de adquirir, via orçamento próprio, os imunizantes. A quantidade prevista de vacinas a serem adquiridas pelo executivo será relativa ao andamento de entrega, pela União, dos demais lotes.

Na expectativa de sucesso pela compra por parte da administração pública, os vereadores ratificam a necessidade de imunização dos professores e funcionários escolares como prioridades, haja vista a importância do retorno às aulas, principalmente, das series iniciais.