A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta terça-feira (09), o secretário da Saúde de Canela, Leandro Gralha da Silva. A prisão ocorreu no âmbito da 11ª fase da Operação Caritas, que investiga supostos desvios de verbas na pasta e no Hospital de Caridade, onde o suspeito é interventor. Segundo a corporação, Gralha permanecerá afastado de suas funções por 120 dias.
A ação contou com 24 policiais civis que, além de Canela, também cumpriram medidas judiciais em Taquara. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além de quebras de sigilos bancários.
As informações são do Correio do Povo, que contatou a administração municipal e preferiu não se manifestar. A gestão afirma que não teve acesso ao inquérito policial e nem ao processo, enfatizando que se posicionará em um momento oportuno.
A Operação Caritas iniciou em abril de 2021, quando se apurava a prática de desvio de materiais de construção do hospital para uma propriedade particular. A partir de então, segundo a Polícia Civil, foi detectada uma organização criminosa estabelecida em parte do poder público do município para o desvio de verbas, fraudes em contratos e enriquecimento ilícito de agentes políticos e servidores.
Fonte: Correio do Povo