Uma situação recorrente tem sido registrada no arroio do bairro Medianeira, em Farroupilha. Acontece que ali são despejados produtos químicos que por consequência poluem o local, podendo trazer riscos para a saúde da população.
O arroio está localizado na rua Guaíba, e na região existem diversas moradias. Em contato com o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente do município, Nestor Zanonato Filho comentou ao Portal Leouve que o material que está sendo despejado ali é uma tinta a base de água:
“A gente entende que esta situação da poluição não é uma boa questão. Estamos tentando junto com nossa fiscalização, a todo momento, tentar descobrir quem está fazendo essa questão. Já fizemos análises desse fluente que está sendo lançado no corpo hídrico, ele que mostra principalmente a pigmentação e pela característica ser a base de água”, comentou o secretário.
Zanonato comentou ainda que o material consegue se diluir facilmente, o que dificulta potenciais flagrantes no local:
“O material se dissipa muito rapidamente, por vezes quando recebemos as denúncias, normalmente elas chegam por terceiros, não direto ao município através da secretaria ou ouvidoria, e quando nós deslocamos a fiscalização nas últimas vezes acabou, não se mostrando mais essa coloração no arroio”, ressaltou sobre a falta de êxito em encontrar alguma alternativa para o problema.
Segundo ele, estima-se que as quantidades liberadas na água sejam pequenas, pela alta facilidade de dissolução. Quem tiver informações sobre possíveis autores da poluição no Arroio Medianeira, pode entrar em contato com a ouvidoria de Farroupilha, através do telefone (54) 3261-6996, ou ainda pelo WhatsApp (54) 9 8404-5537.