Trânsito

Secretário anuncia revogação de norma que multava caminhões ao finais de semana na Rota do Sol

Foto: Cristiano Lemos
Foto: Cristiano Lemos

O secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, em encontro com empresários durante a segunda-feira (14) na reunião almoço virtual que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, onde foi convidado a falar sobre os investimentos do Programa Avançar na Serra Gaúcha, anunciou que vai revogar a Decisão Normativa nº 126/2019.

O texto fala sobre a restrição da circulação de veículos de carga ou de transporte coletivo de passageiros com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 23 toneladas. A revogação será feita já que a normativa entra em conflito com outra da mesma espécie, que fala sobre a proibição da circulação de veículos de carga que transportam produtos perigosos na Rota do Sol, entre Tainhas e Terra de Areia, que continuará vigente.

Costella, alegou que a Rota do Sol está no radar do governo do estado e informou que poderá haver mudanças em algumas regras.

“Está sob estudo do Daer, inclusive, o aumento da capacidade de tonelagem de trafegabilidade na Rota do Sol, aumentando de 23 para 57 (toneladas)”, disse.

Atualmente, os veículos ficam proibidos de rodas entre às 14h da sexta-feira e às 10h da segunda-feira, entre o Trevo de Tainhas e o entroncamento da Rota do Sol com a BR-101. O secretário porém, não deu uma data em que a normativa será revogada.