Comportamento

Secretária da Educação de Farroupilha diz acreditar que aulas não serão mais interrompidas

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A secretária de Educação de Farroupilha, Luciana Zanfeliz, comentou, em entrevista ao Portal Leouve, sobre a retomada das atividades nas escolas municipais da cidade. A volta começou na quarta-feira (28), com a educação infantil e os primeiros e segundos anos e se estendeu até a quinta-feira (29), quando alunos de todas as faixas, até o nono ano, retornaram para as salas de aula.

Luciana comentou que desde o sábado (34), havia uma programação para a retomada em Farroupilha, que foi planejada com a testagem dos profissionais da Educação no começo da semana, para o retorno no na quarta-feira. Nas testagens, nenhum profissional apresentou resultado positivo para a Covid-19.

Ela também destacou a não obrigatoriedade do retorno para pais que não se sentirem seguros em mandar seus filhos para a sala de aula neste momento. O ensino irá continuar de forma hibrida, com aulas presenciais e remotas.

A secretária disse acreditar que com os pais sentindo-se mais seguros, ao longo das próximas semanas, a tendência é de um aumento no número de alunos, dentro da determinação de 50% da ocupação total da sala, que irão até as escolas.

“Eu acredito que sim. Tem algumas escolas que já tiveram praticamente, dos 50% permitido, poucas faltas. Outras tiveram mais. Isso também depende da viabilidade do transporte, de avisar os pais. A gente sabe que tudo foi feito muito rápido e pedimos essa compreensão dos pais. Alguns ainda estão se organizando com isso. Os professores e gestores também estão se empenhando para que a gente consiga fazer esse retorno na maior tranquilidade”, disse.

Luciana disse que ainda há um problema com o transporte escolar com as empresas se ajustando ao novo momento, mas que nos próximos dias todo o trabalho devera ser retomado de forma plena.

Para ela, todos os cuidando que estão sendo tomados servirão de exemplo e irão mostrar para as autoridades de saúde que as escolas estão preparadas. Luciana acredita que não haverá mais interrupções no ensino.

“Eu estou muito otimista com isso. Acho que vai embalar as aulas, ainda mais estamos voltando com todas as etapas. Acredito que devemos lembrar que a pandemia existe, ela está aí, o problema não foi resolvido, mas precisamos conviver com ela da melhor maneira possível e com toda a segurança”.