Neste próximo sábado (19), em conjunto com o Sábado do Trabalhador, todas as secretarias municipais estarão presentes para atender as necessidades e demandas da comunidade local. A ação acontecerá na Escola Vivian Maggioni, localizada no bairro São José em Farroupilha, e ocorrerá no horário das 9h às 11h.
Durante esse período, os moradores terão a oportunidade de se aproximar dos servidores e tirar suas dúvidas, buscar informações relevantes e fazer solicitações relacionadas a serviços públicos e outras questões pertinentes.
As secretarias presentes oferecerão diversos serviços à disposição dos moradores, com o objetivo de garantir a eficiência na resolução de problemas e aprimorar a qualidade de vida na região. Alguns dos serviços que estarão disponíveis no Sábado do Trabalhador incluem:
Obras e trânsito
– Informações e registros de demandas sobre obras, iluminação, infraestrutura e trânsito
– Dúvidas em geral ao cidadão
Finanças
– Dúvidas sobre IPTU
– Orientações sobre isenções (aposentados e portadores de doenças graves)
– Consultas ao sistema tributário em geral
– Simulações e informações para renegociação de dívidas
– Informações sobre o Nota Farroupilha e Nota Farroupilha Solidária
Gestão e Governo
– Procon
– Auxílio na criação de usuários externos do SEI
Urbanismo e Meio Ambiente
– Dúvidas, orientações e encaminhamentos relacionados ao meio ambiente e projetos de urbanismo
Educação, Cultura, Esporte e Juventude
– Informações e orientações sobre vagas da educação infantil e ensino fundamental, bem como transporte escolar
– Orientações gerais sobre o funcionamento dos serviços oferecidos pelo Departamento de Esporte e Cultura
Assistência Social e Habitação e Gabinete da Primeira-Dama
– Balcão do Trabalhador: confecção de currículos e oferta de vagas para emprego
– Cadastro Único: orientação e informações para quem deseja acessar os benefícios do Governo Federal
– Posto de Identificação: orientação sobre a documentação necessária para confecção da Carteira de Identidade
– Banco Social: teremos roupas e também orientações para famílias que necessitam ter acesso a agasalhos
– Auxílio-Alimentação: verificação da situação cadastral do usuário para possível retirada posterior de cestas básicas
– Informações e orientações sobre procedimentos a serem realizados em caso de violência à mulher e ações de apoio às vítimas
Saúde
– Aferição da pressão arterial
– Teste de glicose
– Orientação à população sobre encaminhamentos de serviços de saúde
– Atualização do cadastro das pessoas no Sistema MV do município
– Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal: informações sobre adoção de animais, castrações, farmácia pet, bem como conscientização sobre maus-tratos e recolhimento de medicações, cobertas, jornais, rações e tampinhas
Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
– Abertura de MEIs
– Emissão de guias de MEIs
– Informações sobre abertura e baixa de MEIs
– Renegociação de taxas para quem possui MEIs
Agricultura
– Atendimento em conjunto com a Secretaria de Obras e Trânsito e encaminhamento de possíveis demandas da comunidade para o interior.
Ouvidoria
– Estará dando suporte a todas as secretarias e registrando oficialmente no sistema as demandas que chegarem
A ação busca criar um canal de comunicação direta entre os cidadãos e a gestão pública, permitindo que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas de forma mais ágil e eficiente.