Caxias do Sul

Secretaria reconhece lideranças incentivadoras do turismo de Caxias do Sul

Edson Antônio Tomiello, Gabriela Schwan e Greta Bachi receberam título de embaixador e embaixadoras do turismo

CAXIAS DO SUL
Foto: Daniela Xu/Divulgação

Desde a sexta-feira à noite (22), Caxias do Sul ganhou mais três nomes para a promoção do turismo. Edson Antônio Tomiello, Gabriela Schwan e Greta Bachi receberam o título de embaixador e embaixadoras do turismo, juntando-se a outras pessoas empossadas em anos anteriores. “Este título é eterno, quem o recebe estará sempre conectado com o turismo de Caxias”, afirmou o secretário do Turismo, Ricardo Daneluz. A solenidade ocorreu no Café Galópolis.

O prefeito Adiló Didomenico destacou que Galópolis e Ana Rech são duas comunidades que já trabalham fortemente no resgate e na valorização dos hábitos e costumes dos imigrantes. Afirmou que a Administração trabalha para levar este movimento às demais localidades do interior:

“Precisamos explorar a gastronomia, a paisagem, a história, os costumes dos antepassados, que eram pessoas simples. Mostrar simplicidade, alegria e envolver o turista com estes atrativos são diferenciais que temos para o desenvolvimento da atividade na Serra Gaúcha”, defendeu.

Também comentou ação em andamento na Prefeitura que objetiva levar mais tranquilidade aos moradores de Galópolis, que é evitar alagamentos em função do arroio que percorre a localidade. O prefeito explicou que a Administração trabalha na construção de tanques de contenção para reduzir o volume de água que chega à localidade, em períodos de muita chuva.

As três personalidades que receberam o título foram escolhidas pela atuação que exercem em suas áreas e pela forte relação que possuem com o município, além do destaque em toda região serrana. O papel do Embaixador do Turismo é representar Caxias do Sul, propagando seu potencial, principalmente o turístico, e sensibilizar demais pessoas a valorizarem, preservarem e conhecerem seus atrativos.

A posse faz parte da Semana Municipal do Turismo, que segue até a terça-feira (27). A atividade é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por intermédio da Secretaria do Turismo, juntamente com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria e Conselho Municipal de Turismo.

O ato teve as presenças da vice-prefeita Paula Ioris, dos secretários Rudimar Menegotto, da Agricultura, e Norberto Soletti, de Obras Públicas; do procurador-geral do Município, Adriano Tacca; do vereador Velocino Uez e da vereadora Tatiane Frizzo; da rainha da Festa Nacional da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho; e das embaixadoras do Turismo de 2022, Daiane Pezzi e Lisete Oselame – o embaixador Daniel Hillebrand justificou a ausência. Também prestigiaram lideranças empresariais do município e comunitárias de Galópolis.

Edson Antônio Tomiello

Começou sua atividade profissional como servente de pedreiro, ajudando o pai em obras civis. Cursou Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul e, por 12 anos, trabalhou na Marcopolo. Em 1992, criou a San Marino Indústria Metalúrgica e, em 1998, comprou uma marca, dando início à fabricação de ônibus, com a denominação Neobus, que manteve sob seu controle até 2016.

Em fevereiro de 2020, adquiriu uma propriedade de 25 hectares, onde deu início à construção da Villa Dei Troni, um projeto turístico voltado ao resgate da história real da imigração italiana. “Vou deixar algo para a cidade que muito me deu. Será uma colônia italiana, com mais de 50 obras, dentro da zona urbana de Caxias do Sul”, comentou.

Ao citar o apoio que a Administração Municipal tem conferido ao turismo, defendeu um movimento para a retomada do Hotel Bela Vista, em Ana Rech, um dos mais importantes empreendimentos do turismo regional. Para Tomiello, é importante preservar o Plano Diretor de localidades, como Ana Rech e Galópolis, para o desenvolvimento do turismo.

Gabriela Schwan Poltronieri

A CEO da rede Swan Hotéis no Brasil e CEO e fundadora da Swan Portugal Collection atua há 24 anos no setor de turismo, com gestão de hotelaria e hospitalidade. É pioneira na implantação de processos de qualidade, com certificações ISO 9001 e PGQP nos hotéis da rede no Rio Grande do Sul. Bacharela em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em General Managers Program pela Cornell University, de Nova York. É vice-presidente do Transforma RS, integrante do Nexo Governança Corporativa e conselheira do Turistech Hub.

A embaixadora comentou que a rede Swan começou com unidade em Novo Hamburgo, onde se mantém, e estendeu-se para Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande e Canela, além de duas operações em Portugal, no Centro Histórico da Vila de Sintra. Destacou que as unidades no exterior são resultado de sete casas restauradas, resgatando e valorizando a riqueza local. “Autenticidade faz diferença”, reforçou. Também adiantou, sem detalhar, por questões contratuais, que a rede deve ter novidades em Caxias do Sul no próximo ano.

Greta Bachi

Nascida e criada em Galópolis, a empreendedora afirma que a vila é um lugar lindo, com muitos sonhos e histórias dos imigrantes italianos, constituindo-se em um pequeno pedacinho do paraíso de Caxias do Sul. A crença forte no turismo a fez investir na restauração de um antigo prédio histórico para criar o Café Galópolis:

“Passava diariamente em frente ao imóvel, que estava abandonado. Inconformada, resolvi investir no espaço, preservando boa parte de sua estrutura. Os tijolos que aqui aparecem têm lindas histórias”, ressaltou.

O empreendimento iniciou operações em 2022 e, atualmente, recebe média de 1,5 mil a 2 mil pessoas por final de semana. Funciona diariamente, com cardápio variado. Destaque para os cannolis doces e salgados, que já se tornaram referência regional:

“Quero deixar para a cidade algo como fizeram os imigrantes italianos, que nos oportunizam momentos como este. Quero contribuir para o turismo de Caxias do Sul, ajudar a resgatar a história e a riqueza cultural, mantendo-as vivas na memória das pessoas”, afirmou.