Caxias do Sul

Secretaria do Meio Ambiente realiza castrações no bairro Portal da Maestra

Secretaria do Meio Ambiente realiza castrações no bairro Portal da Maestra

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), disponibilizou nesta quarta-feira (22/08) atendimento gratuito para castrações. Por meio da campanha “Castrar é Tudo de Bom”, a unidade móvel de castrações da UCS e os veterinários da Semma estiveram na comunidade Portal da Maestra. Na oportunidade, 21 cães e gatos passaram pela cirurgia.

Esta foi a segunda edição da parceria. A primeira, no ano passado, ocorreu na comunidade Campos da Serra, quando 20 animais foram castrados. A iniciativa busca contemplar bairros com maiores índices de vulnerabilidade social ou mais afastados do centro da cidade. O objetivo é diminuir o número de animais sem tutor nas ruas. O serviço é disponibilizado de forma gratuita, mediante cadastramento feito em ações de conscientização sobre a importância da castração, realizadas antes da data das cirurgias. Nesses dias, os veterinários da Semma sensibilizam e orientam sobre os benefícios do procedimento, além de darem informações sobre saúde animal, uso de vermífugo e formas de higiene.

Ação feita em unidade móvel da UCS se desloca até os bairros para prestar o serviço. Foto: Divulgação

“Disponibilizar esse tipo de procedimento sem custos para a comunidade é uma grande satisfação. É importante ressaltar que a castração contempla inúmeros benefícios para a saúde do animal, como a diminuição do risco de câncer de mama e de próstata, bem como de problemas relacionados à pele, além de evitar ninhadas que venham a ser abandonadas”, explica a veterinária Marcelly de Souza Paes, diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

Os animais passam por cinco etapas durante o procedimento. Na recepção, o cão ou gato é pesado e são registradas características necessárias para a cirurgia. A segunda etapa é o pré-operatório, quando são aferidas as frequências cardíaca e respiratória, além da temperatura e o nível de desidratação. O terceiro passo é o encaminhamento para o bloco cirúrgico, onde a cirurgia acontece. A quarta etapa é o pós-operatório, quando são acompanhados todos os sinais vitais do animal. Se estiver estável, ele é encaminhado para a quinta e última etapa, que é a devolução ao dono e o agendamento da retirada dos pontos.

Todos esses procedimentos são feitos em parceria da prefeitura com a UCS. Além de fornecer a unidade móvel de castração, a Universidade também auxilia no atendimento de animais do canil municipal e de rua. “Esses trabalhos são fundamentais para os nossos projetos terem continuidade. E hoje, aqui no Portal da Maestra, graças aos alunos, professores e veterinários da Semma, estamos possibilitando que essa ação seja entregue com qualidade para a comunidade tirar proveito”, ressaltou Marcelly.

Castrar é Tudo de Bom
Além da unidade móvel se deslocar até os bairros para oferecer esse atendimento, a população caxiense de baixa renda pode fazer o requerimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Terão direito ao benefício os cidadãos que tenham cadastro na Fundação de Assistência Social (FAS) atualizado e renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa. Assim como a castração móvel, não existe custo algum para a comunidade, e a clínica licitada se responsabiliza pela busca e entrega do animal na porta de casa.