Comportamento

Secretária municipal destaca principais assuntos da Educação em Caxias do Sul

Secretária Sandra Negrini explica a diferença entre cuidadores e monitores para crianças especiais

Secretária municipal destaca principais assuntos da Educação em Caxias do Sul
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

A secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, recebeu a reportagem da Jovem Pan na sede da secretaria em Caxias do Sul, nesta segunda-feira (27).

Sandra iniciou a entrevista falando dos investimentos que a pasta está realizando, dentre eles uma escola modelo que está sendo projetada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Laurindo Luiz Formolo, no bairro São Ciro. Haverá um investimento de mais de R$ 10 milhões.

A secretária também ressaltou que os uniformes para as crianças da rede municipal ainda não foram todos entregues. Os uniformes de tamanhos especiais não foram produzidos no mesmo período que os demais. Houve um atraso nos insumos, principalmente na fibra que vai na jaqueta escolar.

Ela explicou ainda as diferenças entre cuidadores e monitores, quais profissionalizações eles passam para atender as necessidades das crianças. Além disso ela admitiu que não será possível atender a todos os estudantes especiais neste ano. Sandra comentou que houve um crescimento de 200% de alunos com necessidades, que migraram da rede particular para a pública devido a crise economica, causada pela pandemia de Covid-19. Destes 1.300 alunos que estudam atualmente, 1/4 possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Vencimento de merendas, suposta falta de alimentação, segurança nas instituições, falta de professores e vagas para crianças na educação infantil também foram debatidos.

Confira a entrevista completa realizada pelo repórter Fábio Carnesella.