Teve início na última segunda-feira (29) o processo de reclassificação de 500 vagas de estacionamentos rotativo em Caxias do Sul. As mudanças, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMTTM), já estavam previstas após a renovação do contrato com a empresa Rek Parking, assinada no último mês de maio, e devem ser finalizadas até 15 de setembro.
Dessa forma, está sendo feita a mudança de estacionamentos que deixarão de ser zonas verdes para tornarem-se zonas azuis, o que também acarretará em acréscimo no valor pago, saindo de R$ 2,00 por hora para R$ 4,00 pelo mesmo período. De acordo com o gerente de estacionamento rotativo da SMTTM, Rodrigo Tolves, não se trata do fim das áreas verdes, até porque elas estão previstas no contrato.
“Lá em 2012 quando ela foi planejada [área do rotativo], tínhamos algumas demandas de área azul, ou seja, área que concentra a maior parte dos veículos e necessita de uma rotatividade maior. Com o passar desses dez anos a cidade mudou bastante, a cidade cresceu, o número de veículos circulando aumentou bastante e questões de comércio. E, a gente fez uma avaliação e entendeu que seria necessário dar maior rotatividade nessas áreas”, justificou as mudanças.
Novas mudanças de estacionamentos não devem acontecer
Mesmo com o contrato entre prefeitura e Rek Parking sendo renovado até 2032, o gerente de estacionamentos rotativos destacou que outras mudanças e ampliação de zona verde para azul não devem acontecer.
“O índice de ocupação dessas novas áreas não condiz com o que precisa para ser zona azul. Então, acredito que ao longo desse contrato a gente não vá mais mexer em questões de reclassificação de áreas, só alguma coisa pontual, se fizer necessário”, afirmou.
Para que seja feita a reclassificação, a principal justificativa é o acumulo de veículos que buscam o determinado local. “Como a gente percebeu que a cidade cresceu, o centro comercial cresceu, as pessoas começaram a ficar por mais tempo além das duas horas dentro da área verde, uma porque ela é mais barata. E aí, fugindo completamente da lógica do estacionamento rotativo, que é oportunizar vagas”.
Locais que estão passando por reclassificação
Confira abaixo os trechos que estão sofrendo a reclassificação nos estacionamentos rotativos em Caxias do Sul.
- Rua Vinte de Setembro, no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Feijó Júnior
- Rua Bento Gonçalves, no trecho entre as ruas Do Guia Lopes e Feijó Júnior
- Rua Pinheiro Machado, no trecho entre as ruas Do Guia Lopes e Alfredo Chaves
- Rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Do Guia Lopes
- Rua Os Dezoito do Forte, no trecho entre as ruas Do Guia Lopes e Feijó Júnior
- Rua Do Guia Lopes, no trecho entre as ruas Santos Dumont e Bento Gonçalves
- Rua Alfredo Chaves, no trecho entre as ruas Dom José Barea e Vinte de Setembro
- Rua Borges de Medeiros, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Marquês do Herval, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Dr. Montaury, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Visconde de Pelotas, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Garibaldi, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Marechal Floriano, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Moreira César, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Coronel Flores, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
- Rua Feijó Júnior, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro
Novos paquímetros
Com as atualizações e mudanças, as placas de estacionamento rotativos também serão alteradas. De acordo com Tolves, todas receberão um QR Code em que a população poderá ter acesso as legislações vigentes. Assim como está sendo feita a repintura das vagas de estacionamento para garantir a demarcação por maior tempo.
Ao mesmo tempo, 90 novos paquímetros, com sistemas mais tecnológicos, estão sendo instalados. Assim, garantem a possibilidade de pagamento por cartão e também via PIX, além deles contarem com o sistema “pay by plate”.
Recentemente, um dos paquímetros instalados entre as Ruas Sinimbu e Garibaldi chamou atenção. Ele está localizado muito próximo da faixa de pedestres, dificultando o fluxo de circulação. Segundo Rodrigo Tolves, sempre que a comunidade identificar questões como está, devem entrar em contato com a SMTTM para que a situação seja analisada e, se necessário, ajustada.
“Primeiro a gente instala conforme a solicitação, verifica se existiu ou se irá existir alguma dificuldade, e sendo constatado isso sem problema nenhum a gente vai lá e faz a readequação do local do parquímetro sem problema nenhum”, concluiu.
Os equipamentos são instalados visando uma maior facilidade para que os condutores possam retirar os tickets.