A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, promovem na próxima quarta-feira, dia 10, uma campanha de Doação de Sangue. A ação será na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário.
Para doar sangue neste dia é necessário fazer um pré-cadastro e agendar um horário. O doador deve entrar em contato com a Enfermeira Vanessa Zardo, na Secretaria de Saúde, pelos telefones 3261-6988, 3261-6984 ou 99902-4565 e informar nome completo, data de nascimento, RG e telefone.
Doar sangue é simples, rápido e não dói. Todo o ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. Todos os dias acontecem acidentes, pessoas sofrem cirurgias de urgência. Mas não só os acidentados precisam de transfusões. Quem sofre queimaduras e os hemofílicos, por exemplo, também necessitam delas. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas.
O que é preciso para doar
Estar em boas condições de saúde
Levar documento oficial de identidade com foto
Ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado da cópia da carteira, de trabalho ou da identidade do responsável
Pesar 50 Kg ou mais
Não estar em jejum, mas com alimentação leve e saudável
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
Quem não pode doar
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade
Quem estiver, no dia da doação, com alguma situação de doença respiratória (inclusive resfriados leves) ou processo alérgico
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos 12 meses
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.
Intervalo das vacinas: Gripe (48 horas) e Febre Amarela (4 semanas)
Intervalo para doações
Mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano;
Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando de quatro doações em um ano.