Comportamento

Secretaria de Saúde do RS deve receber reposição de insulina nesta sexta-feira

Foto: Internet
Foto: Internet

Há cerca de um mês, desde a metade de junho, o município de Caxias do Sul está sem reposição de insulina de ação rápida. O medicamento é distribuído de forma gratuita, para cerca de 300 pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde.

Estes pacientes com diabetes, buscam a medicação na Farmácia Especializada, porém, devido a um atraso na distribuição por parte do Governo Estadual, estão tendo que fazer a compra. As farmácias de Caxias do Sul vendem a insulina, em média, a R$50,00 por unidade.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) relatou que a falta de reposição é oriunda do Governo Federal. Por sua vez, o Ministério da Saúde informou que até nesta sexta-feira serão normalizados os abastecimentos. No mês de junho, deveriam ter sido entregues cerca de 43 mil frascos, suficientes para os meses de julho, agosto e setembro.

Devido ao atraso, assim que a remessa chegar na capital gaúcha, serão encaminhadas para as Coordenadorias Regionais de Saúde. Cada município é responsável pela distribuição, portanto ainda não é possível precisar quando a insulina chegará ao paciente em Caxias do Sul.