Bento Gonçalves

Secretária de Saúde de Bento Gonçalves avalia trajetória da campanha de vacinação contra Covid-19

Imagem: Günther Schöler
Imagem: Günther Schöler

Bento Gonçalves é a primeira cidade da Serra Gaúcha a chegar ao público dos 18 anos no calendário de vacinação contra a Covid-19. A campanha que iniciou ainda no dia 19 de janeiro, já realizou diversos eventos de vacinação, desde drive-thrus, até imunizações em diversas UBS, na Rua Coberta e Espaço Saúde do Idoso. Agora, na segunda quinzena de agosto, com mais de 70 mil pessoas imunizadas com, pelo menos, a primeira dose, a cidade avança até a faixa etária mais jovem do plano nacional.

Chegando próximo ao final desta primeira e primordial etapa, a secretária de saúde da cidade, Tatiane Misturini Fiorio concedeu entrevista refletindo sobre todo processo de vacinação.

“Eu me lembro que dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa de doses ao estado e nós vacinamos a primeira pessoa no município dia 19 de janeiro teve um evento naquele dia porque era um momento muito aguardado. Depois de tudo que nós tínhamos passado, o ano passado e o início desse ano. Era um momento então muito aguardado.” Destacou sobre o início da campanha municipal.

Ela seguiu relembrando as ações iniciais para imunizar a população. “No primeiro momento os grupos prioritários eram os profissionais da saúde, então vacinamos nas Unidades de Saúde, vacinamos dentro do hospital, vacinamos os idosos nas instituições também, tivemos pessoas acamadas que vacinamos em residência. Fizemos vacinação em sistema, fizemos vacinação na Rua Coberta, fizemos no abrigo, na Casa de Passagem, fizemos vacinação então dentro do presídio municipal, então foi uma série de situações que nós fomos adequando, conforme o andamento da campanha, e conforme o que estava previsto no plano de vacinação.”

Tatiane também reafirmou o sucesso do modelo drive-thru que foi empregado na maioria das ações de vacinação da cidade. De acordo com ela, o sistema permitiu a vacinação rápida e prática da população, mantendo todos seguros e distanciados. “Aqui em Bento Gonçalves, graças a Deus, nosso carro-chefe foi o sistema de drive-thru. Com a nossa equipe, nós fizemos um levantamento essa semana, e nós tivemos em torno de 150 pessoas que trabalharam nesse sistema de vacinação. Então, nós tivemos toda essa organização e essa montagem de fluxo aí de uma maneira bastante satisfatória e que deu bastante certo município. Então estamos muito contentes. No início, muito apreensivos

Por fim, a titular da pasta revelou o sentimento geral, não só da secretaria, mas de todas as equipes que estiveram envolvidas no processo de imunização da população. “Neste momento estamos muito felizes. Era uma estimativa que nós tínhamos [da aplicação da primeira dose] até o final do ano, essa estimativa veio pra setembro, depois final de agosto e agora praticamente no início da segunda quinzena a gente vai conseguir concluir. Sabemos que muitas pessoas não se vacinaram, por isso ainda vamos fazer algumas ações mesmo depois que chegarmos aos 18 anos. Algumas ações possibilitando as pessoas que por algum motivo não puderam ou que não procuraram e que agora resolveram tomar essa vacina. Nós estamos muito felizes.” Concluiu Fiorio.

Ela também destacou que a campanha ainda não acabou. Já nesta próxima semana iniciam as ações de vacinação das segundas doses, processo esse que deve estender-se por, pelo menos, 90 dias.

Quem já deveria ter tomado a segunda dose, deve comparecer no Espaço Saúde do Idoso e levar consigo um documento com foto e cartão de vacinação recebido no dia que tomou a primeira.