A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) amplia, a partir de junho, a Farmácia Itinerante. O serviço passará a ser ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Galópolis e Forqueta.
O serviço é uma extensão da Farmácia Básica Municipal e oferta os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (de competência do município) sujeitos a controle especial, pertencentes à Portaria 344/98, cuja receita fica retida na Farmácia. Na Farmácia Itinerante, uma farmacêutica se desloca mensalmente até UBSs do interior para fazer a dispensação de remédios que antes só podiam ser retirados na Farmácia Básica, junto ao Centro Especializado de Saúde (CES). O cronograma de atendimento é divulgado mensalmente, sendo que cada comunidade é atendida de uma a duas vezes ao mês.
“Esse é um importante passo para a descentralização da Farmácia Básica, que faz parte do Plano de Governo e vai proporcionar que mais moradores de comunidades localizadas longe do Centro da cidade possam ter o acesso facilitado aos remédios e, consequentemente, mais qualidade na assistência à saúde”, salienta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Atualmente fazem parte da Farmácia Itinerante as UBSs Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Seca e Vila Oliva.