A Secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini, visitou nesta quinta-feira (24), uma escola municipal de educação infantil localizada no bairro Desvio Rizzo. O intuito do encontro foi averiguar uma denúncia feita pelo Senalba de Caxias do Sul, na qual relatava falta de alimentos em escolas de gestão compartilhada.
Confira aqui a lista completa de escolas que tem gestão compartilhada com a Secretaria.
A SMED encaminhou a seguinte nota sobre a visita na escola.
“A titular da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, visitou na manhã quinta-feira (24.03) a Escola de Educação Infantil Santa Rita, localizada no Bairro Desvio Rizzo, onde verificou o trabalho realizado pela coordenação e equipe pedagógica. Na ocasião, acompanhou a distrição da alimentação para as crianças e constatou a qualidade do cardápio oferecido. A visita teve também a participação da Senhora Maristela Carneiro, Supervisora Administrativa do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, uma das entidades parceiras da Smed na Gestão Compartilhada de 48 Escolas de Educação Infantil, de responsabilidade do município.
A Secretária Sandra questionou a representante do Centro Filantrópico sobre a distribuição da alimentação, por parte da Smed, no que refere a quantidade e variedade. A Senhora Maristela informou que não há falta de alimentos e que estão satisfeitos com o atendimento pelo setor de alimentação da Smed. Além do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, a Smed possui gestão compartilhada com as entidades Associação Educacional Jardelino Ramos-Aejar e Associação de Educação Integral Educaxias. O formato de Convênio estabelece que a Smed repasse os recursos financeiros e alimentares a estas instituições que se responsabilizam pela gestão das unidades educacionais.
Procedimentos adotados pelo Setor de Alimentação Escolar
• Os alimentos pouco perecíveis são enviados com base no número de crianças matriculadas e o número de refeições servidas informadas por escola. Já os perecíveis (carnes, pães, frutas, frios) são enviados de acordo com o per capita médio, podendo ter suas quantidades ajustadas conforme necessidade individual de cada escola. Por exemplo, até as 12hrs das quintas-feiras cada escola pode solicitar ao setor de alimentação escolar aumentos, cancelamentos, reduções conforme a realidade vivenciada na semana para a entrega que correrá na semana seguinte.
• Conforme previsão na legislação do PNAE, o fornecimento dos alimentos pela agricultura familiar deve ser priorizado. Também é prevista na legislação a comunicação mútua com os agricultores quando há necessidade de ajustes no fornecimento dos alimentos em função, principalmente, de condições climáticas.
• A variedade de alimentos fornecidos, distribuídos semanalmente, para as escolas de educação infantil são entregues, nas escolas, no mínimo 21 tipos de alimentos perecíveis (carnes, pães, frutas, frios) estando entre eles de 4 a 6 frutas diferentes e uma média de 10 variedades de legumes e verduras.
• No dia 24 de fevereiro de 2022 foi realizado um encontro, com todos os coordenadores das EEIs, e as informações citadas acima foram reforçadas e os procedimentos da alimentação escolar foram revisados, estando os coordenadores cientes das orientações. Sempre que solicitados aumentos ou outros ajustes os mesmos são atendidos na íntegra.”
A pasta também encaminhou algumas fotos desta visita.