Comportamento

Prefeitura de Flores da Cunha orienta para o surgimento de escorpiões

Foto: (Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação)
Foto: (Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação)

A proliferação de escorpiões, principalmente da espécie Tityus Costatus, de coloração marrom amarelada, com as pernas manchadas vem chamando a atenção da Secretaria da Saúde de Flores da Cunha. A Vigilância Sanitária orienta a população sobre alguns cuidados a serem tomados.

A espécie Tityus Costatus representa pouco risco a população, com veneno considerado de baixa toxicidade, podendo ocorrer dor local e manifestações de hipersensibilidade. A orientação do órgão para as pessoas que forem picadas por escorpião é procurar imediatamente atendimento médico, se possível levando consigo o escorpião, para realizar a identificação.

Qualquer dúvida em relação a identificação da espécie de escorpião é necessário que o cidadão leve o mesmo até Vigilância em Saúde, junto ao Posto de Saúde Central. Para evitar a infestação à orientação é para manter pátios e terrenos limpos, sem acúmulo de vegetação e lixo. Os principais pontos de incidência no município são em terrenos baldios.

A fiscalização está notificando os proprietários, e os mesmos possuem o período de 15 dias para realizarem à limpeza, posteriormente podem ocorrer multas, sendo a primeira infração no valor de R$ 300, e duplicando em caso de reincidência (Denúncias de irregularidades podem ser realizadas no protocolo da prefeitura, no site ou através do telefone (54) 3279 3600, ramal 254.

Orientações de como evitar Escorpiões em Residências

O verão requer cuidados especiais com a saúde, temperaturas mais altas e com maior probabilidade de chuvas, favorece o surgimento dos escorpiões, principalmente nas áreas urbanas. Dessa forma, a Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde, destaca as condutas e recomendações que ajudam a evitar o surgimento e a permanência de escorpiões, nas residências e ao seu entorno.

– Manter as tampas de ralos internos na posição fechada, abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Utilizar telas milimétricas em janelas e também nos ralos na área externa;

– Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

– Reparar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, rodapés;

– Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em recipientes apropriados e fechados, dando destino correto (serviço de coleta);

– Preservar os pontos de fiação elétrica devidamente vedados;

– Manter limpo quintais e jardins, não acumular folhas secas, providenciar a limpeza e corte da vegetação em terrenos baldios;

– Eliminar entulho ou material de construção civil, evitando a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões;

Ações para evitar acidentes com animais peçonhentos:

– Usar calçados e luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins, no armazenamento de lenhas e outros que possam servir de abrigo a escorpiões;

– Examinar roupas e calçados pessoais antes de vestir;

– Afastar das paredes camas, sofás, berços;

– Não deixar lençóis, colchas, cobertores e mantas sobre a cama ou berço encostarem no chão. Escorpiões e Aranhas podem utilizá-los como apoio para subir e se abrigar nos mesmos.