A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 896 avaliações clínicas em idosos e 503 em funcionários durante a 4ª rodada de testagem para diagnóstico da Covid-19. Diferente das demais, nessa etapa apenas os profissionais e residentes com sintomas gripais foram testados. Foram coletadas 296 amostras de idosos e 185 de funcionários, dos quais, no total, 172 testaram positivo para a doença. A equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também detectou oito surtos nas casas asilares.
A avaliação clínica do SAD consiste em aplicar um questionário referente aos últimos 15 dias do paciente e aferir a temperatura. Caso o médico constate alterações, a amostra é coleta para diagnóstico.
Nas três etapas anteriores, 3.798 testes foram aplicados em 29 casas asilares e cinco congregações religiosas. O SAD identificou 51 positivos na primeira rodada, 37 na segunda e 242 na terceira, realizada em setembro.
No total, foram diagnosticados 24 surtos, sendo 16 já encerrados e 8 ativos e em monitoramento. Também foram registrados 33 óbitos de idosos residentes em casas asilares por complicações em decorrência do coronavírus no município.
Fonte: SMS