Comportamento

Secretaria da Saúde desativa tenda da Covid-19 na UPA-Central, em Caxias do Sul

Mudança é possível em função do suporte garantido pela UBS São Vicente, situada na R. Assis Brasil, 629.

Foto: Mauro Teixeira
Foto: Mauro Teixeira

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a tenda montada em frente a UPA- Central, para o apoio dos casos de síndrome gripal e suspeitos de covid-19, foi desativada na tarde desta quinta-feira (25). Conforme a SMS, a alteração foi possível em razão do suporte dado pela UBS São Vicente, que proporciona condições melhores aos pacientes e as equipes de trabalho.

Ainda conforme a nota da SMS, a mesma equipe de saúde que atendia na tenda foi deslocada para a UPA. A estrutura segue montada e poderá voltar a ser utilizada em caso de necessidade. A tenda em frente à UPA Zona Norte não teve alterações.

O atendimento na UBS São Vicente é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 20h e, aos sábados, das 8h às 20h. Os pacientes passam por triagem e consulta, com oferta de testagem rápida conforme o quadro de saúde no momento do atendimento. A SMS alerta que o atendimento na UBS São Vicente é focado em pessoas com sintomas gripais e que o teste rápido não é aplicado em pessoas sem sintomas, visto não ser efetivo nesse caso.

Foto: Foto João Pedro Bressan, Banco de Dados SMS

Nos nove primeiros dias (entre os dias 17 e 25 de março), a UBS São Vicente realizou 741 consultas e 295 testes rápidos (o número é menor porque muitos pacientes já chegam à Unidade com o exame realizado em outros locais ou não estão dentro do prazo indicado para realizar a testagem, que é entre o segundo e oitavo dias de sintomas).
Destes testes, 121 foram positivos para covid-19 e 174 negativos. Além disso, também foram realizados 1.305 procedimentos, tanto de sinais vitais (pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação) como administração de medicamento, oxigenoterapia e acolhimento.

Todas as UBSs do município seguem atendendo também casos de síndrome gripal leve, inclusive com oferta de testes rápidos. Devem procurar a UBS São Vicente somente pessoas com sintomas de síndrome gripal, ou seja, quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, secreção nasal, perda de paladar ou olfato e diarreia. Em idosos observa-se também desmaios, sonolência excessiva, confusão mental e fraqueza.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SMS