Caxias do Sul

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul lembra população sobre importância do teste rápido para detectar hepatite

Diagnóstico precoce possibilita que o tratamento possa ser encaminhado com brevidade. Além das UBSs, testagem está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul lembra população sobre importância do teste rápido para detectar hepatite
Foto: Maicon Duarte

No Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul alerta para a importância do diagnóstico precoce, que pode ser realizado por meio de teste rápido, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ou de exame de sangue específico. A hepatite é causada principalmente pelos vírus A, B e C. É uma doença que acomete o fígado e pode evoluir para cirrose e câncer de fígado.

A hepatite em muitos casos não apresenta sintomas, motivo pelo qual muitos pacientes convivem com a doença por décadas sem o devido diagnóstico e tratamento. Na fase aguda, pode provocar mal-estar, cansaço, desconforto abdominal, enjoo/ vômitos, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O teste rápido é realizado com uma pequena amostra de sangue coletada na ponta do dedo. Esse teste está disponível durante todo o ano, mas a SMS intensifica a campanha em julho, mês que também celebra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado em 28/07.

O teste é fundamental para o diagnóstico precoce e para que o tratamento possa ser encaminhado com brevidade. Em 2023 foram notificados 203 casos novos de hepatite em Caxias do Sul, sendo 88 de hepatite B, que pode ser prevenida por vacina para toda a população (calendário de rotina infantil, adolescente, adulto e idoso) e que está disponível nas UBSs. A vacina contra hepatite A também faz parte do calendário de rotina para crianças e para imunocomprometidos.

Além das UBSs, o teste rápido para detecção da hepatite está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Centro Especializado de Saúde (CES).