Nesta sexta-feira (12), a sala de cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, bairro Panazzolo, foi palco da apresentação do projeto de Natal de 2021. De 1º a 23 de dezembro será realizado em Caxias do Sul o “Natal dos Encontros”, com uma ampla programação e a parceria de diversas entidades.
Todo o trabalho foi construído com a colaboração de diversas entidades, associações, empresas, grupos de arte, etc. Desde setembro foram realizadas reuniões com os envolvidos para o planejamento das atividades. O principal objetivo do Natal dos Encontros é ser uma comemoração de toda a comunidade, em toda a cidade.
A secretária municipal de Cultura, Aline Zilli destacou que a programação foi priorizada aos artistas caxienses. O objetivo é valorizar e prender os recursos em Caxias do Sul.
“A gente tem cerca de 70 atrações, envolvem 500 artistas trabalhadores da arte e da cultura localmente, a nossa prioridade claro é resgatar entendendo que temos profissionais da área muito qualificados, para atender essa programação. Também é uma forma de valorização, uma valorização de estar na programação também alcançando um recurso que fica no local, que fica com o artista e o trabalhador da cidade que fica na cidade também. Teremos atrações de fora mas é importante ter a base bem consolidada com a nossa comunidade.”
Aline comentou ainda que com o apoio financeiro das entidades e da prefeitura a programação foi selecionada com custos dentro do possível. A abertura oficial será dia 1º de dezembro, às 20h, na Praça Dante Alighieri. No entanto, Aline salienta que a programação não está limitada ao Centro da cidade, justamente pelo que o Natal dos Encontros se propõe.
Haverá decoração natalina com árvore, presépio, trem natalino e apresentações culturais na Praça Dante e na Estação Férrea, mas também nos bairros, distritos, igrejas, e até atividades itinerantes. A programação inclui feira de artesanato, esquetes teatrais, apresentações, performances, recitais, intervenções, concertos, espetáculos, exposições, teatro itinerante, caravana natalina, trenó do Papai Noel, entre outras ações. A programação ainda não está fechada e poderá ter a inclusão de novas atividades até dezembro.
Para o prefeito Adiló Didomenico, é importante que a comunidade valorize o que a cidade tem para oferecer.
“Serão 30 pontos de eventos de atrações coordenados pela Secretaria cultura, é um natal que seguramente vai envolver a comunidade. Nós teremos pontos de visitação, atrações culturais artísticas, a participação dos logistas enfeitando suas vitrines, as pessoas enfeitando suas casas tudo isso pra que a gente possa criar um ambiente de muita luz de muita paz de muita harmonia que é justamente o que nós precisamos pós esse período todo que a sociedade civil viveu diante de um inimigo invisível e tão devastador que foi esse que nós passamos ai. ”.
O secretário de Turismo, Enio Martins, entende que a programação irá atender a todos os públicos, locais e visitantes, por isso, na visão dele o Natal em Caxias não é competir com outras cidades e sim agregar no turismo.
” Talvez o momento pós pandemia é o momento de uma reconstrução de Caxias entender que pode trazer sim um produto diferenciado um produto que já acontece em outras cidades, não pra que a gente venha competir com elas mas que a gente venha somar quanto Serra Gaúcha, enquanto eventos que pode circular por todos os locais, os pontos da cidade e que a gente pode estar abençoando tanto a comunidade local que é o nosso turismo interno bem como cidades vizinhas então pra nós é extremamente importante que este natal venha com esta força com esta união, a compreensão das entidades e que o turismo possa também aparecer nesse cenário.”
O Natal dos Encontros tem como patrocinadores oficiais a Unimed Nordeste e a Sicredi Pioneira. A programação completa será divulgada nos canais oficiais da prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura.