Eventos Climáticos

Secretaria da Agricultura de Farroupilha fará levantamento para calcular danos em virtude da chuva de granizo

Localidade do 2º Distrito foi muito atingida

GRANIZO EM FARROUPILHA
Foto: Divulgação

Após a forte chuva de granizo que atingiu o interior de Farroupilha na tarde desta terça-feira (10), é notável a perda no âmbito da agricultura, seja ela em escala de produção ou mesmo para consumo familiar.

Ainda recentes, os prejuízos ainda estão sendo calculados pelos órgãos de agricultura, porém as plantações de pêssego, milho, parreiras de uva e outras frutas de caroço foram muito afetadas. Em alguns locais a chuva durou cerca de cinco minutos, no entanto em outros a chuva de pedras. demorou mais de 10 minutos

O Secretário de Agricultura de Farroupilha, Fernando Silvestrin esteve ao vivo na Rádio Viva, no programa Bom Dia Trabalhador desta quarta-feira (11), e explicou que antes da chuva de granizo, o município chegou a estudar a solicitar de estado de emergência junto ao Estado por conta da estiagem que atinge o município.

Foto: Redes Sociais

Silvestrin salientou que a chuva que caiu com normalidade foi muito boa para a região, porém no 2º Distrito ela caiu com violência. Nos últimos anos Farroupilha, bem como em diversas regiões do Rio Grande do Sul tem sofrido com estiagens e com chuvas de granizo e esses estragos tendem a ser muito grandes.

Um exemplo dado pelo Secretário foi as plantações de milho, que antes sofriam muito com a estiagem, mas que agora foram totalmente perdidas.

Equipes para avaliar os estragos e contabilizar as perdas além do envio de máquinas para se necessário serem realizadas patroladas ou melhorias de acesso nas localidades já foram solicitadas.

Um agrônomo também vai visitar as propriedades para que um levantamento dos prejuízos sejam feitos e o amparo aos agricultores seja realizado.

Mesmo que os prejuízos ainda não tenham sido contabilizados, produtores já estimam ter perdido mais da metade da produção.

Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, Márcio Roberto Ferrari, que também concedeu entrevista ao Grupo RSCOM disse que uma dimensão maior dos estragos poderá ser feito nos próximos dias. O que é certo é que muitos produtores tiveram perda de 100% da produção.

“É muito grande o número de propriedades afetadas, passa com certeza de 100 propriedades. Várias propriedades com 100% de perda principalmente na região próximo da Linha Jansen, Linha Amadeu”, enfatizou.

Os produtores que tem seguro (geralmente os produtores de uva tem) serão ressarcidos, para aqueles que cultivam outras culturas pode ser acionado o Pró-Agro, que é um seguro direto do governo federal.

Vídeo: Redes Sociais