Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) intensificam nesta semana as coletas de amostras que vão concorrer aos troféus do 26º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul. A etapa deve ser concluída até o início da semana que vem. A partir daí, as amostras serão codificadas (identificadas somente com números) e, no final do mês, passarão pela análise sensorial a cargo de um grupo de profissionais especializados. Estão inscritas 39 vinícolas.
Até o momento, já foram coletadas mais de 200 amostras.
“Temos novas categorias nesta edição, com a subdivisão dos vinhos de variedades viníferas engarrafadas em tinto, rosé e branco, o que gerou aumento nas inscrições”, explica o engenheiro agrônomo da pasta, Flávio Hillebrand. Até 2022, havia uma única categoria de vinhos finos.
Presente desde a primeira edição, em 1998, a Vinícola Rossatto participa novamente do certame.
“Já ganhamos diversos prêmios e isso é ótimo. Porém, é ainda mais importante que nossos produtos sejam avaliados por especialistas, o que incentiva a melhoria contínua da qualidade”, diz o proprietário Dirceu Rossatto. Ele, a esposa Marta e o filho Luís estão à frente da centenária cantina, que já produzia vinhos em 1905. Atualmente a produção anual é de cerca de 80 mil litros/ano.
Na Ernesto Zanrosso Indústria de Vinhos, a produção também começou com os antepassados. Hoje, a terceira e a quarta geração estão à frente dos negócios iniciados pelo “nonno” Ernesto, em 1937.
“Participamos desde o início do concurso e já conquistamos muitos prêmios. A iniciativa é boa porque ajuda na promoção dos vinhos e na evolução da qualidade”, afirma Celso Zanrosso. A produção atual é de 500 mil litros/ano.
A premiação das amostras está prevista para acontecer em setembro. O Concurso é promovido por um grupo formado por representantes das cantinas, Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul) e Smapa. Conta com patrocínio de Boccati, Sicredi Pioneira, HCA, Verallia Brasil, Agrimar, Grupo Embasul, Vêneto Mercantil, Microsal, Luvison, Amazon, Tuttovino, Facchin, Acqua Bella, Biotecsul, DHC Embalagens, Açúcar D’Itália, Ever Brasil, MA Silva, Metiq, Moschen Seguros, Panizzon Plásticos, Prop Caixa, Superflexo, Dety Higiene Eficiente, Grafimax e Metagraf.