O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Ederson de Albuquerque Cunha, está convocado para prestar esclarecimentos aos vereadores acerca da situação de conflito entre a Guarda Municipal (GM) e a Prefeitura de Caxias do Sul. O pedido foi aprovado por maioria na sessão ordinária dessa quinta-feira (5).
Os vereadores questionam o motivo da administração não implantar a lei que garante segurança jurídica para a Guarda Municipal operar, quais são os planos de Caxias para a GM e por que a Guarda Municipal não tem sido recebida pelo secretário da pasta. Também indagam se o secretário confirma que nunca esteve presente nas instalações da Guarda Municipal, e o porquê de o trabalho da GM não estar tendo continuidade em escolas e outras unidades sociais.
A partir do recebimento da convocação, o representante da pasta tem o prazo de cinco sessões ordinárias para comparecer ao plenário prestar esclarecimento. Caso não o faça, sem a justificativa adequada, o não comparecimento implica em crime de responsabilidade.
Assinaram o documento os vereadores membros da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara, Paula Ioris (PSDB), Adiló Didomenico (PTB), Gladis Frizzo (MDB), Renato Oliveira (PCdoB) e Velocino Uez (PDT).