Caxias do Sul

Sdete promove lançamento de projeto para recicladores em Caxias

Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet


A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) promove no dia 07/08 o lançamento do Projeto Dignidade, destinado às associações de recicladores conveniadas à Cadeia Produtiva de Reciclagem (CPR) da prefeitura.

O evento ocorre no saguão do 2ª andar do Centro Administrativo, às 16h, e tem o objetivo de apresentar o projeto para as 13 associações da CPR, para empresas apoiadoras e para o Comitê.

A iniciativa busca propiciar uma melhor qualidade de trabalho aos triadores das associações de reciclagem, oferecendo um material seletivo de melhor qualidade vindo das empresas que aderirem à ação. Com o projeto, a quantidade de resíduo reciclável pode aumentar, proporcionando uma maior geração de renda aos recicladores.

Serão feitas reuniões com empresas locais a fim de apresentar a ação. Após a adesão de parceiros, a Codeca realizará a coleta diretamente nos empreendimentos, direcionando o material até as associações. O objetivo é que o projeto aumente os índices de triagem de material seletivo em 30%, melhorando a partilha mensal.

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente (Semma), Planejamento (Seplan) e Habitação (SMH), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS) e membros do Comitê Gestor da CPR.

Secretarias promovem ações junto à comunidade e recicladores

No mês de junho, a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), a Sdete e a Codeca, deu início a uma série de ações junto aos moradores e recicladores do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.

A primeira reunião teve como objetivo conhecer as necessidades do local, a fim de atender a algumas reclamações referentes à situação da rua Cristóforo Randon.

No último dia 9 de julho, as pastas responsáveis apresentaram aos moradores o relatório desenvolvido a partir do primeiro encontro. Foram definidas algumas ações prioritárias de envolvimento com a comunidade, como oficinas, realização de teatros, atividades para as crianças e, também, visita a uma recicladora modelo para que os moradores que trabalham com reciclagem tenham exemplos para suas atividades.

Neste período, uma série de mudanças na via já foram executadas. As primeiras ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), com a destinação de espaço para posicionamento de contêiner de lixo, que antes estava instalado sobre o passeio público.

Foram colocadas placas de trânsito, proibindo o estacionamento em uma área de 23 metros para que o contêiner tenha espaço para permanecer na via, ao lado direito da rua Cristóforo Randon, no sentido Centro/Cinquentenário.

Outra ação prevista pela SMU é a desratização na rua Cristóforo Randon, porém ainda não há data definida. “Estamos tentando fazer uma série de ações para melhorar a situação dos recicladores, principalmente em relação à organização da rua e a questões de saúde. Nossa intenção é melhorar o relacionamento da comunidade como um todo”, ressalta Mirangela Rossi, titular da SMU, pasta que também está à frente nas ações de melhorias no bairro.