Unimed disponibiliza heliponto para resgates e repõe insumos hospitalares por meio aéreo

Instituição dispõe do único heliponto em sistema hospitalar na Serra Gaúcha. Defesa Civil já solicitou autorização para possível pouso. Para garantir a continuidade e segurança dos atendimentos, Complexo Hospitalar foi reabastecido com suprimentos enviados pelo avião UNIAIR, da Unimed.

Publicado por
16:05 - 03/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto:Unimed Nordeste-RS/Divulgação

Diante dos graves impactos causados pelo grande volume chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, a Unimed Nordeste (RS) colocou à disposição do Governo do Estado, Defesa Civil, Exército e prefeituras o heliponto de seu Complexo Hospitalar para o atendimento de resgate das vítimas de todas as regiões. Instalado no 4º piso do Bloco A do Complexo Hospitalar, em Caxias do Sul (RS), a moderna estrutura poderá receber helicópteros aeromédicos e também aeronaves da Polícia Civil e da Brigada Militar. A Defesa Civil já solicitou a autorização para possível pouso.

O heliponto está equipado com elevador para transporte de macas, com conexão rápida com o centro cirúrgico de alta complexidade e com a UTI. O local é o único em sistema hospitalar na Serra Gaúcha, permitindo acesso imediato aos cuidados médicos, possibilidade de transferência de pacientes entre hospitais e facilidade de evacuação em massa em casos de desastres naturais.

“Nós temos um plano de contingência para atender essas vítimas, se assim for necessário. O Hospital da Unimed é um hospital de alta complexidade, e enquanto cooperativa médica estamos comprometidos em socorrer a nossa comunidade. O heliponto permite a remoção desses pacientes para o ambiente hospitalar para que recebam o atendimento de emergência e, após estabilizados, eles podem ser encaminhados para outras casas de saúde”, explica o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite.

Complexo Hospitalar Unimed, na Serra, recebe suprimentos via aérea

No entardecer desta quinta-feira (2), aterrissou no aeroporto de Caxias do Sul o avião da UNIAIR, transporte aeromédico da Unimed, com insumos para reabastecer o Complexo Hospitalar Unimed, na Serra Gaúcha. Entre os suprimentos recebidos estão medicamentos, itens nutricionais, rouparia, além de órteses e próteses cirúrgicas.
Diante do isolamento rodoviário da região, a entrega garantirá a continuidade e segurança dos atendimentos aos pacientes por, pelo menos, mais 15 dias.
“Um complexo hospitalar do tamanho do nosso, que atende uma população significativa, necessita da reposição de insumos. Uma vez que esses insumos não chegam por terra, nós precisamos trazer pelo ar, para que a gente possa atender, com excelência e com segurança, os pacientes dentro do hospital. Isso é muito importante para o atendimento dos nossos clientes e também da população”, esclarece Dr. André Leite, presidente da Unimed Nordeste-RS.

Cirurgias eletivas seguem suspensas

A Unimed Nordeste-RS, que tem atuação em 17 municípios da Serra Gaúcha, manterá suspensa até a próxima segunda-feira (6) todas as cirurgias eletivas no hospital da cooperativa médica, em Caxias do Sul. A medida já vem sendo adotada desde quinta-feira (2), em virtude das fortes chuvas que afetam a região e, consequentemente, prejudicam a estabilidade na cadeia de suprimentos essenciais, como oxigênio, medicamentos, gases e soro. O contato já está sendo realizado com cada um dos beneficiários que possuía agendamento.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp