Santa Casa de Porto Alegre inaugura emergência exclusivamente para pacientes SUS

Nova estrutura vai contar com 28 leitos fixos na Sala de Observação

Publicado por
15:58 - 26/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Santa Casa de Porto Alegre inaugura emergência exclusivamente para pacientes SUS

(Foto: Alina Souza / Divulgação)

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou na última quarta-feira (19), no dia em que completou 219 anos, a nova estrutura de atendimento de emergência adulta dedicada exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com foco na melhoria da qualidade assistencial e na sustentabilidade da instituição, o espaço conta com uma área total de 2.325 m². Apesar da ampliação da emergência, localizada no térreo do Hospital Nora Teixeira, o volume de atendimentos contratualizados com o SUS será mantido.

Emergência contará com 28 leitos fixos

O espaço vai contar com 28 leitos fixos na Sala de Observação, dos quais 3 de isolamento; 3 salas de estabilização clínica; e unidade de AVC. Coordenadora Médica das Emergências, Ana Paula Aerts explica que a ampliação do espaço, que é quatro vezes maior do que a estrutura antiga, permitiu a criação de 2 Postos de Enfermagem na Sala de Observação. “Vai melhorar a qualidade assistencial do hospital nos atendimentos de alta complexidade”, afirma.

Conforme Ana Paula, não vai haver aumento do número de atendimentos. Em média, a emergência atende 900 pacientes por mês. Além de proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes, a nova estrutura — que deverá estar em pleno funcionamento a partir desta quinta-feira — garante melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. “Ninguém gosta de trabalhar em ambiente de superlotação. A gente não consegue dar a qualidade que se espera, que é como trabalhamos atualmente”, compara.

Mais salas de acolhimento e consultórios

A nova estrutura contará com maior número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para Eletrocardiografia e criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-X e ecografias. Esse será o primeiro espaço do Hospital Nora Teixeira a ser inaugurado. A previsão é de que a nova unidade hospitalar do Complexo, cujo prédio tem 15 andares, esteja operando 100% até o primeiro semestre do próximo ano. Para a edificação desta nova emergência SUS, a Santa Casa recebeu a doação de R$ 80 milhões pelo casal Alexandre Grendene e Nora Teixeira. O valor total da obra do complexo hospitalar é de R$ 250 milhões.

Dados gerais

• Ampliação do espaço de atendimento para 2.325 m², espaço quatro vezes maior do que o anterior
• Aumento de leitos fixos na Sala de Observação com boxes individuais, de 13 para 28 (sendo três de isolamento)
• Três salas de estabilização clínica
• Unidade de AVC
• Criação de 2 Postos de Enfermagem na Sala de Observação
• Ampliação do número de posições de medicação, passando de 12 para 18 poltronas
• Salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para Eletrocardiografia
• Criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-X e ecografias
• Aumento do número de consultórios, de 4 para 6

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp