Quase 2 mil exames realizados no Mutirão de Saúde da Mulher, em Caxias do Sul

Foram 230 consultas médicas e 1.241 exames preventivos de câncer de colo de útero

Publicado por
17:50 - 26/03/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Cristiane Barcelos, divulgação)

Quase 2 mil exames médicos e odontológicos foram realizados no Mutirão de Saúde da Mulher, em Caxias do Sul, neste sábado (25). Foram 230 consultas médicas, 970 agendamentos de mamografias, 1.241 exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e 516 procedimentos odontológicos realizados. As UBSs também aproveitaram o dia para aplicar vacinas: no total foram 474, entre doses para crianças, adolescentes e adultos.

Todas as UBSs abriram das 9h às 15h especialmente para a ação. Apenas a UBS Parque Oásis não funcionou, pois está fechada para obras de reforma e a ampliação.

Uma das pacientes atendidas foi a cabeleireira Maria de Fátima da Silva, 60 anos. Ela frequenta a UBS São Victor Cohab e compareceu para realizar consulta médica e exames.

“Achei ótimo ter no sábado, porque muita gente não consegue ir durante a semana por causa do trabalho. Fiquei sabendo pela minha amiga e também vi na TV. Chamei minha irmã e mais uma amiga, fui avisando as pessoas. Temos que nos cuidar”, afirmou.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou a importância da ação para o diagnóstico precoce de doenças que acometem as mulheres.

“Este foi o primeiro mutirão da Atenção Primária aos sábados neste ano e pude constatar pessoalmente o carinho, o cuidado e o acolhimento que as equipes de saúde têm com as pacientes. Isso reforça o vínculo com as comunidades e é essencial para que possamos promover a saúde por meio da prevenção. Deixo meu agradecimento aos servidores que atuaram no sábado, bem como a todos que se envolveram na organização do mutirão nas semanas anteriores. Outros serão realizados ao longo do ano e esperamos ainda mais participação da população”, avaliou a secretária, que visitou UBSs junto da diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

Doze mulheres que tinham horários marcados para consultas faltaram. Os atendimentos de Saúde da Mulher foram alusivos à programação do Mês da Mulher. Para bem receber as usuárias, diversas UBSs prepararam murais, decoraram os ambientes e ofereceram lanches e outros mimos.

Todos os atendimentos de Saúde da Mulher são ofertados normalmente durante a semana nas UBSs.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Fotos: Cristiane Barcelos

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp