Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19

Público a partir de cinco anos de idade poderá usar o imunizante.

Publicado por
23:26 - 24/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
vacina'

vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (24), o registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a covid-19 da Pfizer. 

O imunizante está indicado para a prevenção da covid-19 e pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade. A indicação é que o uso seja apenas como dose de reforço, ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença, com aplicação pelo menos três meses após a última dose tomada.

A vacina já estava sendo utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) de forma emergencial. Antes do registro definitivo, o produto era usado como dose de reforço para o público acima de 12 anos de idade com comorbidades e para maiores de 18 anos.

Bivalente

De acordo com a Anvisa, vacinas bivalentes dão maior proteção contra a doença, pois contêm uma mistura de cepas do vírus Sars-CoV-2. A Comirnaty bivalente é elaborada com a variante original, que é a cepa Wuhan, somada a uma variante de circulação mais recente, a cepa Ômicron.

No cenário internacional de regulação, a Comirnaty bivalente já tem uso autorizado pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) e pela agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA).

vacina

 

Veja também

Vacina Bivalente contra a Covid-19 é liberada para maiores de 18 anos em Farroupilha

vacina Bivalente da Covid-19 está disponível para toda população de 18 e mais anos, em Farroupilha. A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde.

A partir de agora, todas as pessoas acima de 18 anos podem receber a vacina. Assim como continua sendo ofertada para indígenas, imunocomprometidos e comorbidades de 12 a 17 anos.

Para receber a vacina bivalente é preciso que se tenha no mínimo o esquema básico com duas doses e/ou algum reforço. Além disso, é necessário que já tenha passado quatro meses da última dose.

No momento da vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o CPF. Já idosos acamados podem solicitar a vacinação realizando o agendamento através dos telefones (54) 3261-1094 ou (54) 9.9993-3752.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp