Caxias do Sul

Saúde de Caxias do Sul reforça importância da vacinação de crianças contra a Poliomelite

Campanha de vacinação contra a Poliomelite iniciou na segunda-feira (08), e atrela a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

(Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação)
(Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação)

Nesta semana iniciou a Campanha Nacional de Vacinação de crianças contra a poliomelite, popularmente conhecida como paralisia infantil, e segue até o dia 09 de setembro em todo o Brasil. Em Caxias do Sul a Secretaria da Saúde (SMS) planeja imunizar cerca de 30 mil crianças de 01 a 05 anos incompletos. Além disso, ocorre a Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente, ou seja, aqueles que precisam tomar doses de vacinas que estão em atraso.

O reforço da campanha de vacinação se dá por conta da cobertura vacinal brasileira, a qual está abaixo do esperado em crianças menores de 05 anos. Conforme informações obtidas com a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica de Caxias do Sul, Magda Beatris Teles, a não vacinação preocupa, visto que no continente americano não ocorriam casos de poliomelite há muitos anos. Este único caso, em específico, ocorreu nos Estados Unidos e já deixou os países em alerta.

A diretora destaca mais sobre a doença que atinge a todos os públicos, porém, é mais prejudicial nas crianças. “A poliomelite causa uma paralisia flácida nas crianças e adolescentes, em adultos também, mas, o risco maior é para as crianças. Ocorre febre e atinge o sistema motor causando essa paralisia, e, por consequências, lesões que ficam como sequelas, como dificuldade de mobilidade, às vezes, deixa restrita à cadeira de rodas. Enfim, há necessidade de se evitar quadros mais graves. Porém, conforme os anos vão passando, percebemos que ocorre uma diminuição na vacinação dessas crianças”, relata Magda Teles.

A criança recebe três doses injetáveis antes do primeiro ano de vida. Após, é realizado um reforço quando ela possuí 01 ano e três meses, e, por último, é realizado um reforço aos 04 anos. A diretora Magda ressalva que os horários nas UBSs de Caxias estão com horários ampliados para que os pais consigam vacinar seus filhos. “A gente gostaria de reforçar a questão da vacina da polio e também da multivacinação de crianças e adolescentes. Às vezes os pais se preocupam na questão vacinal da criança e esquecem que o adolescente também tem vacinas fixas de calendário, como as da meningite, do HPV. A gente ampliou o horário de vacinação nas unidades com horário estendido, das 8h às 19h, nas sete UBSs”.

Vacinas do calendário de rotina estão disponíveis em todas UBSs

As as vacinas do calendário vacinal de rotina estão disponíveis em todas as UBSs do Município. As vacinas tríplice viral e da febre amarela são realizadas nas quartas-feiras (exceto UBS Centro de Saúde, que realiza nas sextas-feiras). Já a vacina BCG ocorre por agendamento, realizado em cada UBS. Todas as demais doses do calendário de rotina são aplicadas de segunda a sexta-feira. Um Dia D de vacinação ocorre no dia 20/08 (sábado). As informações serão divulgadas oportunamente.

A vacinação contra covid-19 não tem alterações: crianças de 3 e 4 anos são vacinadas nas terças e quintas-feiras em 11 UBSs; já para quem tem a partir de 12 anos, a imunização ocorre em todas UBSs.

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite: para crianças menores de 5 anos.

1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha.
Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)
Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente: menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso.

Quando: de 08/08 a 09/09 em todas UBSs – segunda a sexta-feira
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h.
Demais UBSs: 8h às 16h.
Dia D: sábado, 20/08 (mais informações serão divulgadas oportunamente).