Caxias do Sul

Saques da estrutura de antiga empresa preocupam moradores do bairro Exposição, em Caxias

Saques da estrutura de antiga empresa preocupam moradores do bairro Exposição, em Caxias


Os moradores do bairro Exposição, em Caxias do Sul, tem demonstrado apreensão com os seguidos furtos da estrutura que abrigava a empresa Invensys/Robertshaw. Localizado na esquina das Ruas Treze de Maio e Tronca, o prédio vem sendo depenado ao longo das últimas semanas.

Conforme relatos de moradores, dezenas de pessoas passam dia e noite retirando materiais do local. A Invensys/Robertshaw funcionou por décadas em Caxias, mas deixou a cidade em fevereiro de 2016 e, desde então, a estrutura está abandonada.

Neste fim de semana, moradores flagraram furto de parte da estrutura do telhado (Foto: Divulgação)

Anderson Camargo, 37 anos, é um dos moradores da região que tem sofrido com a insegurança. Segundo ele, além dos furtos, a movimentação no local tem aumentado nos últimos dias e já possível perceber que o prédio está sendo utilizado como um ponto para o consumo de drogas. “Eles passam a noite inteira martelando e retirando as coisas ali. E é bem provável que tenha virado um ponto para se drogar. Tá ficando bem perigoso por aqui. A gente sofre bastante com o arrombamento de veículos e até mesmo assaltos”, afirma.

Na semana passada, a Guarda Municipal abordou cinco pessoas que furtavam telhas no local durante a madrugada. Na abordagem, os agentes descobriram que um dos autores do furto estava foragido e ele foi reconduzido ao sistema prisional. Outras quatro pessoas foram levadas à delegacia, mas acabaram liberadas em função da falta de elementos para configurar um flagrante.

O Comandante da 1ª Cia da Brigada Militar, Capitão Diego Soccol, diz que a polícia tem conhecimento dos furtos, mas não pode manter uma viatura 24 horas no local. Ele afirma, no entanto, que a Brigada Militar vai intensificar as abordagens na região.

A polícia também busca contatar os proprietários da área para que se pronunciem sobre o problema. “Nós vamos tentar aumentar nossas rondas, mas o nosso principal objetivo é encontrar algum responsável. Para que possa nos dar um norte nesse sentido e que a gente possa dar uma resposta aos moradores daquela região”, explica.

A reportagem do Portal Leouve não conseguiu contato com a empresa para comentar o problema.

Confira imagens dos furtos: