Foi publicado na sexta-feira (7), pelo Ministério da Saúde, o boletim epidemiológico de 5 de junho, que confirmou 31 novos casos de sarampo no Brasil. Dessas confirmações, 21 foram feitas em São Paulo, 5 no Pará e mais 5 no Rio de Janeiro. No total, já foram confirmados mais de 123 casos da doença no Brasil, apenas no ano de 2019.
Em São Paulo 418 casos suspeitos de sarampo chegaram a ser notificados até o dia 5 de junho. Dos quais 12,2% foram confirmados. 41,2% dos casos do estado ocorrem entre a população de 20 a 29 anos de idade.
No Rio de Janeiro, 36 casos foram notificados, mas apenas 7 foram confirmados.
O último caso confirmado foi em Paraty, município que enfrenta surto de sarampo. A faixa da população mais atingida na cidade é a dos menores de 1 ano.
No Pará, foram notificados 132 casos, mas apenas 53 foram confirmados. A faixa da população mais atingida no estado tem de 15 a 19 anos de idade.
O Ministério da Saúde cogitou realizar uma campanha nacional de vacinação, mas o ministro Luiz Henrique Mandetta decidiu que a melhor opção era disponibilizar as vacinas para os estados que as solicitarem. Apenas para São Paulo serão enviadas mais de 3 milhões de doses da vacina contra o sarampo.