Iniciou na manhã deste domingo (03), a 11ª edição da Festa de Abertura da Colheita, em São Braz da 4ª Légua, em Galópolis, interior de Caxias.
A programação iniciou com uma missa celebrada pelo pároco Paulo Venturin. Na sequência houve a colheita simbólica de uva. Entre outras solenidades também houve um almoço com a participação dos moradores e também das autoridades.
O prefeito Daniel Guerra, acompanhado da primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra, também esteve prestigiando o evento. Além do prefeito, diversos secretários municipais e autoridades locais prestigiaram o evento deste ano.
A festa é uma realização do Sindicato Rural Patronal e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
Sandra Randon, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, também participou da cerimônia, junto ao trio de soberanas: rainha Maiara Perottoni e princesas Viviane Gaelzer e Milena Caregnato.
“É uma honra celebrar este dia tão especial com os agricultores do nosso Município. A nossa querida Caxias do Sul produz em média 60 milhões de quilos de uva por safra, em uma área plantada de quase quatro mil hectares. Se estamos celebrando hoje a 11ª Festa de Abertura Oficial da Colheita, é em virtude do trabalho de vocês. Obrigado por não medirem esforços para colocar o alimento na nossa mesa”, enfatizou Daniel Guerra.
A colheita simbólica de 2019 foi realizada na propriedade de Nelson e de André Spido, que colhem cerca de 180 toneladas por ano de uvas plantadas em oito hectares. Produzidas há mais de 50 anos, são cultivadas nas variedades bordô, moscato, niágara branca e rosada. “Estamos emocionados. Para nós, foi uma grande honra ter feito parte desse momento”, disse André enquanto colhia uvas junto ao prefeito; primeira-dama; secretários municipais e comitiva da Festa da Uva 2019, além das soberanas de Galópolis.
Camila Sandri Sirena, titular da Smapa, também enalteceu o trabalho dos agricultores. “Graças a vocês, somos reconhecidos nacionalmente como o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. Tenham a Secretaria da Agricultura como parceira para auxiliar com programas de desenvolvimento rural, incentivando a preservação da agricultura familiar caxiense. Estamos orgulhosos de vocês, produtores, que nos ajudam a resgatar nossas raízes, cultivar nossas tradições e movimentar a economia”, resumiu.
Em 2019, os agricultores caxienses devem colher cerca de 50 mil toneladas de uva. Caxias é o 4º município que mais produz a fruta, com 3,8 mil hectares de área plantada. A expectativa é de que a colheita se estenda até 15 de março.