Negócios e Mercado

Santa Maria e região na rota da enogastronomia

Santa Maria e região na rota da enogastronomia


Bottega, Daudt, Nereu, Pozzobon e Márcia Ferronato

Foi num clima alegre, de orgulho e de bons vinhos de uma região que ainda é nova na arte de elaborar vinhos finos que, na noite de quarta-feira, ocorreu o lançamento oficial do Dia do Vinho 2018. A solenidade foi realizada nos jardins do Hotel Don Rafael, um antigo seminário Marista de Santa Maria, coração do Rio Grande e epicentro da região conhecida como Vale Central Gaúcho.

O professor e engenheiro agrônomo Carlos Eugêno Daudt, é um líder dos produtores da região -existem 20 empreendimentos em cinco municípios da região que aderiram às comemorações. Ele falou em nome dos empreendedores e conclamou as lideranças políticas a estimularem a atividade do plantio de videiras na região. “Plantar 20 hectares de soja não é economicamente viável, mas para uma família plantar de um a três hectares de vinhedos pode ser um bom negócio e o nosso clima é propício. Aqui chove menos do que na serra,” observa.

De outro lado, Leocir Bottega, representante do Ibravin, entidade corresponsável pela promoção do evento, lembrou que, embora não seja tão relevante na economia, o setor é importante social e culturalmente. “São 15 mil propriedades vitícolas, na maioria geridas por famílias”. Ele ainda listou alguns dos avanços recentemente obtidos para o setor vitivinícola, entre eles a inclusão do vinho no Simples e a legalização do vinho colonial.

Carlos Daudt

Aos prefeitos da região, Bottega rogou por um esforço conjunto no sentido de criar algum tipo de barreira geográfica nas regiões como a do Vale Central, para isolar as videiras da cultura da soja. “Há um tipo de herbicida permitido para a plantação de soja ao qual as videiras são muito sensíveis. Temos caso do parreiral ter sido afetado mesmo que a aplicação do veneno tenha ocorrido a 30 quilômetros de distância”.

Este ano as comemorações do Dia do Vinho alcançarão 22 municípios em cinco regiões do Brasil. Serra, Campanha e Vale Central Gaúcho, São Paulo (São Roque) e Vale do São Francisco, na Bahia. Serão mais de 300 ações que englobam esportes, gastronomia, cursos de degustação, harmonizações e muitos descontos.

A diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Uva e Vinho, Márcia Ferronato historiou a evolução da comemoração: o Dia Estadual do Vinho foi instituído em 2003, para em 2008/09 surgiu a ideia do evento que veio a se realizar pela primeira vez em 2010. Ela promete que no próximo ano, quando se comemora a décima edição haverá novidades, mas ainda não antecipa quais sejam.

Márcia comemora o fato da comemoração ter deixado de ser estadual e ganhar o Brasil, destacando o grande número de entidades e empresas parceiras. Chegou a ser aplaudida pelos presentes ao enfatizar que mesmo com todo o valor cultural que o setor traz, trata-se de um negócio e como tal exige planejamento e resultados.

Entre os anfitriões do evento o prefeito Jorge Pozzobon saudou a iniciativa e disse estar se espelhando no amor que Bento Gonçalves têm pelo vinho. E usou a figura do cacho de uva em que, ao invés de retirar grãos, estes vão se agregando para o fortalecimento do setor.

Já o empresário do setor hoteleiro de Santa Maria Emerson Nereu, ressaltou a parceria realizada dentro do setor gastronômico que ainda no ano passado se uniu para organizar a associação do Vale Central e assim permite um novo atrativo para os turistas que todas as semanas chegam em Santa Maria para encontros de congressos e negócios.

As comemorações referentes ao Dia do Vinho serão desenvolvidas entre 18 de maio e 03 de junho e todas as atividades podem ser conferidas no endereço www.diadovinho.com.br