Caxias do Sul

Sancionada lei que declara a Associação de Pais e Amigos do Autista como utilidade pública em Caxias

Fundada em 26 de agosto de 2000, a associação tem o objetivo de assistir seus beneficiários, através do desenvolvimento de programas de amparo

O projeto de lei 8/2024, protocolado na Câmara de Caxias do Sul, foi aprovado pelo plenário no dia 21 de março - (Foto: Ícaro de Campos)
O projeto de lei 8/2024, protocolado na Câmara de Caxias do Sul, foi aprovado pelo plenário no dia 21 de março - (Foto: Ícaro de Campos)

Foi sancionada a Lei nº 9.098 que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul (AMA Caxias), na manhã desta sexta-feira (04/04). O projeto de lei 8/2024, protocolado na Câmara de Caxias do Sul pelo vereador Lucas Caregnato, foi aprovado pelo plenário no dia 21 de março.

Fundada em 26 de agosto de 2000, a AMA Caxias tem o objetivo de assistir seus beneficiários, através do desenvolvimento de programas de amparo, auxílio, estimulação precoce, habilitação, reabilitação e integração da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também estimulará o estudo sobre o tema, promovendo espaços de atendimento adequados, atuando na defesa e garantia de direitos dos usuários, dentre outros.

“Isso aqui é um passo muito importante para a AMA buscar recursos. Parece uma coisa pequena, mas é fundamental para que esta instituição passe a participar também, através de emendas parlamentares que são passadas à Prefeitura. Tenho certeza que hoje é um dia muito importante”, salientou o Prefeito Adiló Didomenico, ao referir-se à declaração de utilidade pública.

Mãe de autista e também presidente da AMA Caxias, Luiza Palhano, ressaltou a importância da sanção de lei e no que o ato impactará os usuários da entidade: “Essa declaração de utilidade pública vai nos dar força para que a gente possa continuar auxiliando os autistas aqui em Caxias, para que todos tenham qualidade de vida, atendimento… e uma vida normal”, declarou.

(Foto: Ícaro de Campos)