Caxias do Sul

Samu recebe sete mil trotes em um ano em Caxias do Sul

(Foto: Adriano Chaves/Divulgação)
(Foto: Adriano Chaves/Divulgação)


O número de trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul diminuiu 43% em 2018. Apenas 7 mil ligações recebidas eram falsas: 5,2 mil a menos que em 2017. Além dos trotes, as chamadas por engano, por casos que não se caracterizam como urgência e emergência, também diminuíram em 20%. Ao mesmo tempo, a quantidade de ligações recebidas em geral aumentou 34%, o que revela a qualidade dos chamados.

Segundo Thyago Anzolin Coser, diretor do serviço, os dados são positivos. “Essas informações nos dizem que o conhecimento da população sobre os serviços do Samu aumentou, através da conscientização feita por meio dos veículos de mídia. Mesmo com o aumento de ligações recebidas, tivemos menos casos de trotes e enganos, o que nos possibilita atender cada vez mais as demandas que realmente necessitam do nosso apoio”, elucidou.

Das 150 mil chamadas recebidas, foram efetuadas cerca de 85 mil regulações médicas, ou seja, casos que passaram para triagem havendo alguma necessidade de atendimento presencial ou por telefone. Em 2017, foram 32,8 mil. O aumento de 161% é outro dado resultante da conscientização dos usuários do serviço.

Thyago também comemora a diminuição em 23% de deslocamentos de pacientes de uma instituição para outra, um sinal de eficiência na saúde pública. “Em 2017, o Samu realizou 5,2 mil atendimentos do gênero. Já em 2018, foram apenas 4 mil. Isso se deve à maior resolutividade das situações nos próprios serviços públicos, não havendo a necessidade de remoções”, salientou o diretor.

Ao todo, 12,9 mil atendimentos com envio de unidade foram realizados nos 12 meses de 2018. Desses casos, 58% foram emergências clínicas, quando o estado grave é causado por fatores internos, como doenças preexistentes, por exemplo. 29% dos envios foram para traumas (lesões por causas externas, como quedas e acidentes) e os outros 13% consistem em diferentes tipos de atendimento, como obstétrico e pediátrico.

O número 192 do Samu só deve ser acionado em urgências e emergências. Em outros casos, o paciente deve buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA 24H). Confira quais situações podem ser atendidas pelo serviço ou não:

Quando chamar o SAMU

– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

– Intoxicação exógena e envenenamento;

– Queimaduras graves;

– Na ocorrência de maus-tratos;

– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

– Em tentativas de suicídio;

– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

– Afogamentos;

– Choque elétrico;

– Acidentes com produtos perigosos;

– Suspeita de infarto ou Acidente Vascular Cerebral – AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

– Agressão por arma de fogo ou arma branca;

– Soterramento, desabamento;

– Crises convulsivas;

– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

 

Quando não chamar o SAMU

– Febre prolongada;

– Dores crônicas

– Vômito e diarreia;

– Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

– Dor de dente;

– Transferência sem regulação médica prévia;

– Trocas de sonda;

– Corte com pouco sangramento,

– Entorses;

– Cólicas renais;

– Demais situações em que não se caracterize urgência ou emergência médica.

 

Dicas para quem ligar para o SAMU

– Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;

– Ligue para o 192 e siga as orientações do médico regulador;

– Sinalize nas vias galhos de árvore e triângulo de sinalização;

– Em caso de acidente com motos: não toque na vítima e não retire o capacete;

– Não dê água aos acidentados.