Bento Gonçalves

SAMU de Bento Gonçalves passará a contar com motolâncias

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Nos próximos meses o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Bento Gonçalves passará a contar com o apoio de “motolâncias”. O nome já explica o que é de fato o serviço. Motocicletas que desempenham o serviço de ambulâncias. Nelas, enfermeiros podem deslocar-se com maior agilidade e, assim, otimizar o tempo de chegada dos profissionais nas ocorrências.

Ao longo da última semana, os profissionais que em breve vão compor o serviço de motolância no SAMU de Bento Gonçalves estiveram em treinamento de pilotagem defensiva. A formação ocorreu em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, e, durante as aulas, foram passados conteúdos e práticas da grade programática da Coordenação Geral de Urgência-CGUE/ME/ e Polícia Rodoviária Federal.

A coordenadora do SAMU, Melissa Bonatto, comentou sobre a qualificação dos profissionais. “Esse treinamento é de suma importância para os nossos profissionais que irão realizar esse serviço. Com certeza esses veículos irão agilizar na prestação de socorro, sendo um importante incremento para a saúde do município”.

Como serão os atendimentos:
A utilização das motolâncias nas ocorrências é mista, ou seja, tanto para atendimento rápido como as ocorrências clínicas, quanto nos casos de situações traumáticas. Estima-se que a agilidade proporcionada pelas motolâncias faça com que os profissionais cheguem entre três e cinco minutos mais rápido do que a ambulância do SAMU. Vale ressaltar que os casos onde a nova forma de atendimento for empregada, o serviço de atendimento móvel em um veículo de quatro rodas ainda ocorrerá de forma normal.