Plantão

Samae reforça que é proibido acessar as represas de Caxias do Sul

Foto: SAMAE
Foto: SAMAE

Enquanto banhava-se de forma irregular no lago da Represa São Miguel, pertencente ao complexo Dal Bó, um adolescente de 14 anos perdeu a vida afogado. Ele havia desaparecido após entrar na água no domingo (16) à tarde. O corpo foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros no final da manhã desta segunda-feira (17). Mesmo com a Operação Verão Seguro em andamento, mais de 150 pessoas foram abordadas no Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, nesse domingo (16/01), pela Guarda Municipal (GM). Conforme o diretor da GM, órgão responsável pelo patrulhamento de todas as áreas de bacias de captação do município, Alex Kulman, famílias e grupos de amigos são orientados diariamente sobre as restrições de uso do local.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, lamenta o ocorrido, reforça que é proibido acessar as represas do município e pede cautela. “Nós estamos na 15ª Operação Verão Seguro. Com as altas temperaturas, reforçamos a campanha e o patrulhamento. As pessoas sabem que é proibido tomar banho nas represas. Mesmo assim, se arriscam. Tem locais com mais de 20 metros de profundidade. Precisamos da conscientização da comunidade”, apela.

De 10 a 16 de janeiro, os órgãos de segurança envolvidos na Operação Verão Seguro, a qual visa prevenir mortes por afogamentos nas represas do munícipio, além de fiscalizar atividades que são proibidas como caça e pesca, orientaram 352 pessoas. Desde o início da ação, em 18 de dezembro, 822 abordagens já foram efetuadas.

Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115. A ação ocorre até 20 de março de 2022.