Caxias do Sul

Samae realiza 70 mil análises por ano para garantir qualidade da água em Caxias

Samae realiza 70 mil análises por ano para garantir qualidade da água em Caxias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul realiza em média 70 mil análises por ano para garantir a qualidade de água fornecida à população. Ao todo, são monitorados mensalmente 405 pontos de coleta na rede de distribuição, em áreas urbana e rural do município, definidos de acordo com requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para cada amostra, são efetuados testes de verificação de potencial de hidrogênio (pH), cloro residual livre, turbidez, cor aparente, fluoreto, coliformes totais e de Escherichia coli, uma bactéria capaz de provocar problemas de saúde como, por exemplo, a gastroenterite.

“No caso de alguma amostra apresentar inconformidade em relação aos parâmetros determinados, a Seção de Controle de Qualidade solicita a realização de descarga no ponto específico da rede de distribuição. Na sequência, uma nova coleta é realizada no local e em dois pontos extras, caso a inconformidade esteja relacionada ao resultado de coliformes totais”, explica a coordenadora do setor, Maísa Trevisan Antunes.

Se a inconformidade persistir, a legislação prevê que o Samae informe à autoridade de saúde pública competente sobre as medidas corretivas adotadas. A autoridade determinará, se necessário, ações cabíveis para a solução da anormalidade que incluem, por exemplo, a ampliação do número mínimo de amostras, o aumento da frequência de amostragem e a realização de análises laboratoriais de parâmetros adicionais.

O Samae realiza coletas para análises em espaços de grande circulação de pessoas, edifícios com grupos populacionais de risco, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e trechos vulneráveis do sistema, como reservatórios e pontos de quedas de pressão. Além disso, são coletadas amostras em torneiras próximas do cavalete, para que seja verificada a qualidade da água da rede pública sem que haja interferência da rede particular.

Limpeza de caixas de água

Outro fator importante para manter a qualidade da água para consumo é a limpeza periódica das caixas, que deve ser realizada a cada seis meses e é de responsabilidade de cada usuário. Para efetuar a higienização completa, é preciso esvaziar o reservatório deixando pelo menos um palmo de água, utilizar escovas e panos limpos e não fazer uso de produtos químicos. A água utilizada para limpeza deve ser retirada com pano e balde, nunca por meio da tubulação.

Foto: (Marco Zeminhani/Samae/Divulgação)